Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165
Título: | Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of a teaching sequence to work universal gravitation with a discent with autistic spectrum disorder |
Autor(es): | Santos, Tânia Cristina Serenini dos |
Orientador(es): | Fontes, Adriana da Silva |
Palavras-chave: | Transtornos do espectro autista Estratégias de aprendizagem Gravitação Autism spectrum disorders Learning strategies Gravitation |
Data do documento: | 20-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SANTOS, Tânia Cristina Serenini dos. Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. |
Resumo: | O presente estudo propõe a elaboração e investigação do potencial pedagógico de uma sequência didática envolvendo alguns recursos metodológicos para o ensino de Gravitação Universal, a uma discente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este material é composto por textos e vídeos com enfoque histórico, utilização de TDIC como simuladores e elaboração de maquetes buscando a inserção e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com uma discente que possui Transtorno do Espectro Autista, pais, professores e equipe pedagógica, visando compreender como ocorrem os processos de ensinoaprendizagem desta. O conteúdo de física foi trabalhado em período contraturno, concomitante as aulas regulares com a aluno do 1º ano do ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino do Município de São Tomé, Estado do Paraná. O material desenvolvido foi aplicado no segundo semestre de 2019, a uma aluna com o TEA. Os dados coletados durante a implementação da sequência didática apresentaram significativas mudanças em relação a aprendizagem da aluna, o que pode ser observado mediante a realização de avaliações e no desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática. |
Abstract: | This study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for teaching of Universal Gravitation, to a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This material consists of texts and videos with a historical focus, the use of TDIC as simulators and the development of models seeking insertion and contribution to the teaching-learning process. Interviews were carried out with a student who has Autism Spectrum Disorder, parents, teachers and the pedagogical team, in order to understand how the teaching-learning processes occur. The physics content was worked in the evening, concurrent with regular classes with the student of the 1st year of high school, in a public school in the city of São Tomé, State of Paraná. The material developed was applied in the second half of 2019 to a student with TEA. The data collected during the implementation of the didactic sequence showed significant changes in relation to the student's learning, which can be observed through the performance of evaluations and in the development of the activities proposed in the didactic sequence. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticaautismogravitacaouniversal.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticaautismogravitacaouniversal_produto.pdf | 991,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons