Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140
Título: | Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano |
Título(s) alternativo(s): | Basic notions of astronomy for the final years of fundamental education: apparent movement of the sun and seasons of the year |
Autor(es): | Martins, Veridiane Cristina |
Orientador(es): | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Astronomia Ciência - Estudo e ensino Estações do ano Astronomy Science - Study and teaching Seasons |
Data do documento: | 7-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | MARTINS, Veridiane Cristina. Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. |
Resumo: | O Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor formado em Ciências biológicas, que na maioria das vezes, não contempla uma disciplina específica de ensino de Astronomia. Neste sentido, nosso trabalho objetivou a confecção, a implementação e a avaliação do potencial pedagógico de um caderno de atividades práticas interdisciplinares de Astronomia para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho sustenta-se na pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados foi utilizado um diário de campo constituído pelo professor pesquisador durante a implementação das atividades. Nossos resultados evidenciam uma maior motivação dos alunos participantes da pesquisa pelas aulas de Ciências, um interesse fora do normal pela temática Astronomia e o mais importante uma mudança de postura do professor-pesquisador frente a sala de aula. |
Abstract: | The teaching of astronomy in the final years of elementary school has some peculiarities. One of them is the fact that it counts on a teacher trained in biological sciences, who, for the most part, does not contemplate a specific discipline of astronomy teaching. In this sense, our work aimed at the preparation, implementation and evaluation of the pedagogical potential of a book of practical interdisciplinary activities of astronomy for the final years of Elementary School. The work is based on qualitative research, and for the data collection a field diary was used, constituted by the researcher teacher during the implementation of the activities. Our results show a greater motivation of the students participating in the research for the science classes, an interest outside the normal astronomy theme and most important a change of posture of the teacher-researcher in front of the classroom. |
Descrição: | Acompanha: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
astronomiadidaticafisica.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
astronomiadidaticafisica_Produto.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons