Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140
Título: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
Título(s) alternativo(s): Basic notions of astronomy for the final years of fundamental education: apparent movement of the sun and seasons of the year
Autor(es): Martins, Veridiane Cristina
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Astronomia
Ciência - Estudo e ensino
Estações do ano
Astronomy
Science - Study and teaching
Seasons
Data do documento: 7-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MARTINS, Veridiane Cristina. Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: O Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor formado em Ciências biológicas, que na maioria das vezes, não contempla uma disciplina específica de ensino de Astronomia. Neste sentido, nosso trabalho objetivou a confecção, a implementação e a avaliação do potencial pedagógico de um caderno de atividades práticas interdisciplinares de Astronomia para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho sustenta-se na pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados foi utilizado um diário de campo constituído pelo professor pesquisador durante a implementação das atividades. Nossos resultados evidenciam uma maior motivação dos alunos participantes da pesquisa pelas aulas de Ciências, um interesse fora do normal pela temática Astronomia e o mais importante uma mudança de postura do professor-pesquisador frente a sala de aula.
Abstract: The teaching of astronomy in the final years of elementary school has some peculiarities. One of them is the fact that it counts on a teacher trained in biological sciences, who, for the most part, does not contemplate a specific discipline of astronomy teaching. In this sense, our work aimed at the preparation, implementation and evaluation of the pedagogical potential of a book of practical interdisciplinary activities of astronomy for the final years of Elementary School. The work is based on qualitative research, and for the data collection a field diary was used, constituted by the researcher teacher during the implementation of the activities. Our results show a greater motivation of the students participating in the research for the science classes, an interest outside the normal astronomy theme and most important a change of posture of the teacher-researcher in front of the classroom.
Descrição: Acompanha: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
astronomiadidaticafisica.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
astronomiadidaticafisica_Produto.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons