Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Higor Belafronte de | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-21T21:55:14Z | - |
dc.date.available | 2020-08-21T21:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Higor Belafronte de. Atividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5138 | - |
dc.description | Acompanha: Atividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuais | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation had as objective to elaborate, to apply and to evaluate a material destined to the teaching of electrodynamics for visually impaired. We used as a theoretical reference the theory of Significant Learning, Investigative Experimental Activities, Didactic Sequence and Physics Teaching with emphasis on Electrodynamics. We conducted a qualitative research, applied to a visually impaired student and two visionary students, considering the material feasible for the other students without visual impairment, seeking to develop meaningful work for all. After the elaboration of the didactic sequence and its application, we sought to collect the data through the recording with audio recording, observations and questionnaires related to the results and usability of the material used. With the analysis of the questionnaires and making a comparison of before and after, we realized that there was an advance in relation to the concept of Electrodynamics and that in all activities the students managed to advance significantly, constituting a scientific language. In view of the results and the exchange of experience using the assumptions of Meaningful Learning, we conclude that the objectives have been achieved. With this work we hope to contribute to the dissemination and discussion of the inclusion of the visually impaired in Physics Education, guaranteeing equal opportunities for all. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Condutividade elétrica | pt_BR |
dc.subject | Correntes elétricas | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Students with visual disabilities | pt_BR |
dc.subject | Electrodynamics | pt_BR |
dc.subject | Electric conductivity | pt_BR |
dc.subject | Electric currents | pt_BR |
dc.subject | Electric circuits | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental electrodynamic activities for the visually impaired | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de eletrodinâmica para deficientes visuais. Para tanto, utilizamos como referencial teórico, a teoria da Aprendizagem Significativa, Atividades Experimentais Investigativas, Sequência Didática e o Ensino de Física, dando ênfase à Eletrodinâmica. Além disso, realizamos, também, uma pesquisa qualitativa, aplicada a um aluno deficiente visual e a dois alunos videntes, considerando o material viável para os demais alunos sem deficiência visual, a fim de desenvolver um trabalho significativo a todos. Após a elaboração da sequência didática e da sua aplicação, coletamos os dados por meio do registro com gravação de áudio, observações e questionários relacionados aos resultados e à usabilidade do material selecionado. Por conseguinte, com a análise dos questionários e por meio de um comparativo do antes e depois, percebemos que houve um avanço em relação ao conceito de Eletrodinâmica e que os alunos conseguiram avançar, significativamente, em todas as atividades, constituindo uma linguagem científica. Assim, diante dos resultados e da troca de experiência, utilizando os pressupostos da Aprendizagem Significativa, concluímos que os objetivos foram alcançados. Desse modo, esperamos com este trabalho, contribuir com a divulgação e o debate da inclusão dos deficientes visuais no Ensino de Física, a fim de assegurar, dessa forma, oportunidades iguais a todos | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6853-7646 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9158224441353641 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sabo, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-2882-1719 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8942065049509047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Fabio Ramos da | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0158-1279 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3859177293482871 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deficientesvisuaiseletrodinamicaensinofisica.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
deficientesvisuaiseletrodinamicaensinofisica_produto.pdf | 913,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons