Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5124
Título: Potencialidades de uso do software de videoanálise Tracker no ensino de física
Autor(es): Bordin, Giulio Domenico
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Educação - Software
Software livre
Física - Estudo e ensino
Física - Experiências
Vídeo Digital
Vídeo interativo
Prática de ensino
Professores de ciência
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Education - Software
Free computer software
Physics - Study and teaching
Physics - Experiments
Digital video
Interactive video
Student teaching
Science teachers
Educational technology
Information technology
Data do documento: 17-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORDIN, Giulio Domenico. Potencialidades de uso do software de videoanálise Tracker no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A experimentação no ensino de Física é uma prática restrita a escolas com laboratórios mais estruturados, pois demanda um poder aquisitivo alto, dados os custos elevados para montagem e manutenção desses espaços dedicados. Um cenário alternativo nasce da utilização da criatividade dos próprios professores – aliada a projetos desenvolvidos nos grupos de pesquisa em ensino – quando se deparam com escolas sucateadas ou com pouca estrutura. Neste contexto, o presente trabalho visa à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como meio de construção do conhecimento em sala de aula e, mais especificamente, tem foco no uso da videoanálise com o software Tracker para inspirar e fomentar atividades e espaços de laboratório didático e experimentação no ensino. Este projeto visa à criação de oficinas de ensino de videoanálise para professores de Física e de ciências, apresentando as potencialidades de uso do Tracker. A metodologia da pesquisa tem uma abordagem qualitativa e sua natureza é de uma pesquisa aplicada. A proposta das oficinas foi construída a partir de uma revisão sistemática de literatura referente ao tema videoanálise. Daí optou-se pela realização de sequências didáticas experimentais de Física, baseadas na utilização da videoanálise com o Tracker, na modalidade presencial, com carga horária variável entre quatro e doze horas de duração. Os materiais desenvolvidos para as oficinas constituem o produto do presente mestrado. Além disso, para acompanhamento e validação da proposta, foram organizadas discussões em grupo e questionários, que foram analisados com o intuito de aprofundar a reflexão e de aperfeiçoar o trabalho.
Abstract: Experimentation in the teaching of physics is a practice restricted to schools with more structured laboratories, as it demands high financial resources, given the costs for setting up and maintaining these dedicated spaces. An alternative scenario arises from the use of the teachers’ own creativity – combined with projects developed in the scenario of research groups working in science education – when faced with scrapped schools or with little structure. In this context, this work aims at using Digital Information and Communication Technologies (DICT) focusing on the use of video analysis with the software Tracker to inspire and to foster the development of activities and spaces for experimentation in physics teaching. The goal of the project is to create video analysis teaching workshops for physics and science teachers with focus on Tracker. The research methodology applied is based on a qualitative approach which characterizes an applied research. The workshop proposal was developed after a systematic literature review on the topic of video analysis. Thus, didactic sequences in experimental physics were created, based on the use of video analysis with Tracker, to support in-person workshops in a series of encounters, totaling four to twelve hours. The didactic materials developed for the workshops constitute the product of this master’s thesis. In addition, to monitor and validate the proposal, group debates and questionnaires were organized to deepen the discussion of the research and improve the work.
Descrição: Acompanha: Guia didático - videoanálise no ensino de Física - uma abordagem utilizando o software Tracker
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5124
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
videoanalisetrackerensinofisica_produto.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
videoanalisetrackerensinofisica.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons