Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Luma Dittrich de-
dc.date.accessioned2020-08-07T19:06:30Z-
dc.date.available2020-08-07T19:06:30Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luma Dittrich de. O gênero vídeoaula: deslocamentos e manutenções na cibercultura. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5116-
dc.description.abstractIn contemporaneity, Applied Linguistics has served as a basis for several researches that seek to understand the constitution and functioning of the discourse genres, which have their own outlines in the digital medium. In this work, we aim to analyze the genre videoclass as a sócio-historically statement situated in cyberculture, focusing on the platform YouTube. The theoretical basis derives from the dialogism of the Bakhtin Circle, in addition to sociological studies that allow a better understanding of virtual interaction. The methodology is characterized by a qualitative-interpretative bias, and the corpus consists of three videoclasses from YouTube channels: YouTube Edu, Me Salva! And Umberto Mannarino’s channel. From the analysis of the social dimension of genre, we focus on approaching the sphere, the chronotope and the subjects in interaction. We observe that the online videoclass is built in the sócio-historical conditions of late modernity, in a space-time of disengagement in social relations and search for legitimate sayings, in which the educational sphere is crossed by genres and discourses from other spheres. As for the subjects foreseen in interaction, we notice an extrapolation of the teacher-student relationship, which results in a producerconsumer of content relationship. Furthermore, in the verb-visual dimension analysis, we comprehend that the object Enem’s essay is realized through various discursive purposes, which are interchanged between pedagogical and commercial interests, mediated by YouTube’s platform algorithm. Style projections, in turn, reveal a relationship of closeness and humor, through a high level of colloquiality. Regarding the composition of the videoclass on YouTube, we observe that the memory of the genre class is resignified to adapt it to the platform’s video format. From the results, we interpret YouTube’s videoclass as a hybrid genre, crossed by spheres and purposes which characterize it as a video of educational content – a genre permeated by the discourses of education and entertainment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectVídeo interativopt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectComputadores e civilizaçãopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.subjectYouTube (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectInteractive videopt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.subjectComputers and civilizationpt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.titleO gênero vídeoaula: deslocamentos e manutenções na ciberculturapt_BR
dc.title.alternativeThe genre videoclass: displacements and maintenance in cyberculturept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, a Linguística Aplicada tem servido de base para diversas pesquisas que buscam compreender a constituição e o funcionamento dos gêneros do discurso, os quais apresentam contornos próprios do meio digital. Neste trabalho, objetivamos analisar o gênero videoaula como um enunciado sócio-historicamente situado na cibercultura, com foco na plataforma YouTube. O embasamento teórico parte do dialogismo do Círculo de Bakhtin, além de estudos sociológicos que permitem compreender melhor a interação virtual. A metodologia se caracteriza por uma perspectiva qualitativo-interpretativista, e o corpus é composto por três videoaulas de canais do YouTube: o YouTube Edu, o Me Salva! E o canal de Umberto Mannarino. A análise foi feita a partir de duas dimensões: a dimensão social e a verbo-visual. Da análise da dimensão social do gênero, focalizou-se em aproximar da esfera, do cronotopo e dos sujeitos em interação. Observamos que a videoaula online se constrói nas condições sócio-históricas da modernidade tardia, em um espaço-tempo de desencaixe nas relações sociais e busca por dizeres legitimados, em que a esfera educacional é atravessada por gêneros e discursos de outras esferas. Quanto aos sujeitos previstos na interação, foi observada uma extrapolação da relação professoraluno, que resulta em uma relação produtor-consumidor de conteúdo. Em um segundo momento, passamos à análise da dimensão verbo-visual; compreendemos que o objeto do dizer redação do Enem se realiza por meio de finalidades discursivas várias, que se intercambiam entre interesses pedagógicos e comerciais, mediados pelo algoritmo da plataforma YouTube. As projeções de estilo, por sua vez, revelam uma relação de proximidade e humor, por meio de linguagem com alto nível de coloquialidade. Em relação à composição da videoaula no YouTube, observamos que a memória do gênero aula é ressignificada para uma adequação ao formato de vídeo da plataforma. A partir dos resultados, interpretamos a videoaula do YouTube como um gênero híbrido, atravessado por esferas e finalidades que a caracterizam como vídeo de conteúdo educativo, um gênero perpassado pelos discursos da educação e do entretenimento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2441008237329359pt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee2Rohling, Nivea-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.contributor.referee3Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generovideoaulacibercultura.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.