Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de (org.)-
dc.creatorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia (org.)-
dc.date.accessioned2020-07-21T22:06:37Z-
dc.date.available2020-07-21T22:06:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia (org.). Propostas didáticas inovadoras: recursos e estratégias para o ensino de ciências. Curitiba: EDUTFPR, 2019. 251 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570142122pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5091-
dc.description.abstractThis book aims to present chapters that have didactic sequences’ Basic Education proposals for Science, Biology, Physics and Chemistry Teaching. The chapters are the result of part of research work by masters and professors of the Master's Degree in Human, Social and Nature Sciences Teaching. It was sought through researches the construction of significant proposals that can be used by other Basic Education teachers in their daily school life. The orientation that permeates the proposals is that the sequences can help the teacher in the school practice through interactive activities, that use different resources and didactic strategies, can be developed in different school spaces and do not need a high cost of materials for their execution. The chapters have theoretical discussions that support the proposals in such a way that the teacher can understand the elaboration of the activities and thus, be able to adapt them to their school reality. In all, there are eleven chapters that address different contents and themes of Science Teaching such as: interdisciplinary proposal for Science Teaching, activities for learning behavior and identification of dolphins, understanding of the periodic table, bingo of the periodic table, elaboration of articles Scientific in High School, written for deaf people, biofuels, oxides and pollution, films for learning biomas worldwide and concepts of electrodynamics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUTFPRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titlePropostas didáticas inovadoras: recursos e estratégias para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoEste livro tem como objetivo apresentar capítulos com propostas de sequências didáticas de Ensino de Ciências, Biologia, Física e Química para a Educação Básica. Os capítulos são resultado de partes de trabalhos de pesquisas de mestrandos e professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Buscou-se por meio de pesquisas a construção de propostas significativas que possam ser utilizadas por outros professores da Educação Básica em seu cotidiano escolar. A orientação que permeia as propostas é a de que as sequências possam auxiliar o professor na prática escolar por meio de atividades interativas, que utilizam diferentes recursos e estratégias didáticas, possam ser desenvolvidas em diferentes espaços escolares e não requeiram alto custo de materiais para sua execução. Os capítulos apresentam discussões teóricas que embasam as propostas, de tal maneira que o professor possa compreender a elaboração das atividades e, assim, consiga adaptá-las a sua realidade escolar. Ao todo, são onze capítulos que abordam diferentes conteúdos e temáticas do Ensino de Ciências, tais como: proposta interdisciplinar para o Ensino de Ciências, atividades para a aprendizagem de comportamento e identificação de golfinhos, compreensão da tabela periódica, bingo da tabela periódica, elaboração de artigos científicos no Ensino Médio, escrita para surdos, biocombustíveis, óxidos e poluição, filmes para a aprendizagem de biomas mundiais e conceitos de eletrodinâmica.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostasdidaticasinovadoras.pdf19,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons