Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5091
Título: | Propostas didáticas inovadoras: recursos e estratégias para o ensino de ciências |
Autor(es): | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de (org.) Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia (org.) |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Tecnologia Science - Study and teaching Teaching - Methodology Interdisciplinary approach to knowledge Technology |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | EDUTFPR |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia (org.). Propostas didáticas inovadoras: recursos e estratégias para o ensino de ciências. Curitiba: EDUTFPR, 2019. 251 p. |
Resumo: | Este livro tem como objetivo apresentar capítulos com propostas de sequências didáticas de Ensino de Ciências, Biologia, Física e Química para a Educação Básica. Os capítulos são resultado de partes de trabalhos de pesquisas de mestrandos e professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Buscou-se por meio de pesquisas a construção de propostas significativas que possam ser utilizadas por outros professores da Educação Básica em seu cotidiano escolar. A orientação que permeia as propostas é a de que as sequências possam auxiliar o professor na prática escolar por meio de atividades interativas, que utilizam diferentes recursos e estratégias didáticas, possam ser desenvolvidas em diferentes espaços escolares e não requeiram alto custo de materiais para sua execução. Os capítulos apresentam discussões teóricas que embasam as propostas, de tal maneira que o professor possa compreender a elaboração das atividades e, assim, consiga adaptá-las a sua realidade escolar. Ao todo, são onze capítulos que abordam diferentes conteúdos e temáticas do Ensino de Ciências, tais como: proposta interdisciplinar para o Ensino de Ciências, atividades para a aprendizagem de comportamento e identificação de golfinhos, compreensão da tabela periódica, bingo da tabela periódica, elaboração de artigos científicos no Ensino Médio, escrita para surdos, biocombustíveis, óxidos e poluição, filmes para a aprendizagem de biomas mundiais e conceitos de eletrodinâmica. |
Abstract: | This book aims to present chapters that have didactic sequences’ Basic Education proposals for Science, Biology, Physics and Chemistry Teaching. The chapters are the result of part of research work by masters and professors of the Master's Degree in Human, Social and Nature Sciences Teaching. It was sought through researches the construction of significant proposals that can be used by other Basic Education teachers in their daily school life. The orientation that permeates the proposals is that the sequences can help the teacher in the school practice through interactive activities, that use different resources and didactic strategies, can be developed in different school spaces and do not need a high cost of materials for their execution. The chapters have theoretical discussions that support the proposals in such a way that the teacher can understand the elaboration of the activities and thus, be able to adapt them to their school reality. In all, there are eleven chapters that address different contents and themes of Science Teaching such as: interdisciplinary proposal for Science Teaching, activities for learning behavior and identification of dolphins, understanding of the periodic table, bingo of the periodic table, elaboration of articles Scientific in High School, written for deaf people, biofuels, oxides and pollution, films for learning biomas worldwide and concepts of electrodynamics. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5091 |
ISBN: | 9788570142122 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostasdidaticasinovadoras.pdf | 19,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons