Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5085
Título: | Influência do ensino superior em grupos de Startups no Brasil: abordagem com análise de redes sociais e dados da Web |
Título(s) alternativo(s): | Influence of higher education in clusters of Startups in Brazil: approach with social networks analysis and Web data |
Autor(es): | Nardelli, Júlio César Borges da Silveira |
Orientador(es): | Silva, Thiago Henrique |
Palavras-chave: | Universidades e faculdades - Brasil - Pesquisa Empresas novas - Brasil - Pesquisa Empreendedorismo Ensino superior - Inovações tecnológicas Redes sociais - Pesquisa - Metodologia Redes sociais - Modelos matemáticos Sistemas de informação geográfica Indústria e educação - Política governamental Universities and colleges - Brazil - Research New business enterprises - Brazil - Research Entrepreneurship Education, Higher - Technological innovation Social networks - Research - Methodology Social networks - Mathematical models Geographic information systems Industry and education - Government policy |
Data do documento: | 8-Mai-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | NARDELLI, Júlio César Borges da Silveira. Influência do ensino superior em grupos de Startups no Brasil: abordagem com análise de redes sociais e dados da WEB. 2020. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa examinou a influência de Instituições de Ensino Superior (IES) em grupos de startups no Brasil. Primeiramente, a literatura foi organizada em trabalhos que empregaram metodologias tradicionais e outros que utilizaram Análise de Redes Sociais (ARS). Em seguida, foram selecionadas fontes de dados disponíveis na web, formas de obtê-las e armazená-las. Após isso, foi realizado um exame a nível nacional dos tipos de atividades empreendedoras e a localização geográfica dos polos de startups. Finalmente, empregou-se ARS em uma rede alumni formada por fundadores de startups para medir o impacto das IES nessa estrutura. O exame das atividades empreendedoras revelou que as variações regionais poderiam estar favorecendo determinados setores e gerando oportunidades. Embora as startups se concentrem em polos economicamente mais desenvolvidas como as capitais, existem polos fora delas e também startups distribuídas em várias localidades. Isso fornece evidências de que o empreendedorismo se espalha facilmente pelo país. Quando se considera uma estrutura de conexões sociais cognitivas, como é o caso da rede alumni, a distância geográfica não impede que os atores se relacionem pois as ligações dependem mais da similaridade de assuntos e de trocas de conhecimentos do que da proximidade geográfica. Por isso, o alcance de influência das IES chega a limites inter-municipais entre 250 e 500 km e até inter-regionais em alguns casos, com distâncias acima de 1000 km. Observou-se, através da investigação da estrutura da rede, que a função educacional é distribuída entre universidades, faculdades e centros universitários, considerando IES públicas e privadas, e cada elemento apresenta diferentes formas de interagir com a rede de startups. Embora o Índice Geral de Cursos (IGC) seja um importante instrumento de avaliação da qualidade das IES no Brasil ele apresentou uma correlação fraca com a centralidade de grau da IES na rede. Isso significa que existem outros fatores que influenciam o posicionamento das IES dentro da estrutura e a formação do cluster ao seu redor. A escolaridade dos fundadores também é um elemento que merece atenção. Por exemplo, o período de graduação representa um importante momento na formação do empreendedor porque corresponde a maior parte das titulações. Os fundadores também continuam procurando aprofundar-se nos estudos mesmo após a criação da startup, por isso, o sistema de ensino superior deve estar preparado para recebê-los e atender da melhor forma possível suas expectavas e necessidades. Esta pesquisa busca justificar a importância da rede de ensino superior dentro da infraestrutura de suporte ao empreendedorismo brasileiro e pode influenciar políticas públicas como, por exemplo, o programa “Future-se” do Ministério da Educação que traz novas perspectivas sobre a função do ensino e pesquisa no Brasil, principalmente das universidades federais. De forma geral, este trabalho contribui para educação, empreendedorismo e políticas públicas. |
Abstract: | This research examined the influence of Higher Education Institutions (HEI) in groups of startups in Brazil. First, the literature was organized in works that used traditional methodologies and others that used Social Network Analysis (SNA). Then, data sources available on the Web, ways to obtain and store them were selected. After that, an examination was carried out at the national level of the types of entrepreneurial activities and the geographic location of the startups’ hubs. Finally, SNA was used in an alumni network formed by the founders of startups to measure the impact of HEIs on this structure. The examination of entrepreneurial activities revealed that regional variations could be favoring certain sectors and generating opportunities. Although startups are concentrated in more economically developed hubs such as capital cities, there are hubs outside of them and startups distributed in several locations. This provides evidence that entrepreneurship spreads easily across the country. When considering a structure of cognitive social connections, as in the alumni network’s case, the geographical distance does not prevent the actors from relating because the connections depend more on the similarity of subjects and the exchange of knowledge than on geographic proximity. Thus, the range of influence of HEIs reaches inter-municipal limits between 250 and 500 km and even inter-regional in some cases, with distances above 1000 km. Through the investigation of the network structure, it was observed that the educational function is distributed among universities, colleges, and university centers, considering public and private HEIs, and each element presents different ways of interacting with the startups’ network. Although the General Index of Courses (GIC) is an important instrument for assessing the quality of HEIs in Brazil, it showed a weak correlation with the centrality of HEI degree in the network. This means that other factors influence the position of the HEI within the structure and the formation of the cluster around it. The education of the founders is also an element that deserves attention. For example, the period at college represents an important moment in the entrepreneur’s formation because it represents the largest share of the degrees in the analysis. The founders also continue to seek to deepen their studies even after creating a startup; therefore, the higher education system must be prepared to receive them and meet their expectations and needs in the best possible way. This research seeks to justify the importance of the higher education network within the infrastructure supporting Brazilian entrepreneurship. It can influence public policies, such as the Ministry of Education’s “Future-se” program that brings new perspectives on the role of teaching and research in Brazil, mainly for federal universities. In general, this work contributes to education, entrepreneurship, and public policies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5085 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinosuperiorredessociais.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.