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Título: As mulheres na Comissão Nacional da Verdade: a construção de consciência histórica na sala de aula por meio dos depoimentos femininos (2019)
Título(s) alternativo(s): Women in the National Truth Commission: the historical consciousness in class through women reports (2019)
Autor(es): Novelli, Letícia Veitas
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Ditadura - Brasil
Mulheres - História
Comissão Nacional da Verdade (Brasil)
História - Estudo e ensino
Pensamento crítico
Dictatorship - Brazil
Women - History
History - Study and teaching
Critical thinking
Data do documento: 12-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NOVELLI, Letícia Veitas. As mulheres na Comissão Nacional da Verdade: a construção de consciência histórica na sala de aula por meio dos depoimentos femininos (2019). 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: A Ditadura Militar no Brasil é um tema que está em evidência na sociedade atual. Em decorrência da necessidade de estudos que valorizem o pensamento crítico dos alunos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), esta pesquisa partiu de duas problemáticas: 1) saber qual era o tratamento oferecido para mulheres encarceradas durante a Ditadura Militar no Brasil (1969-1980); 2) Como é possível conduzir estudantes de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) por um processo de esclarecimento em relação à realidade desse tratamento dado às mulheres pela Ditadura Militar no Brasil? Ela foi conduzida por meio de duas hipóteses: a) que as mulheres que foram presas e torturadas pelo regime militar eram tratadas de maneira desigual com base em seu gênero; b) e que os alunos podem transformar seus pensamentos ou conseguir elementos necessários para reafirmar e respaldar o que já conheciam, por meio da investigação científica e consciência histórica. Por isso, uma das finalidades deste trabalho é apresentar a produção e a aplicação de uma Sequência Didática Interativa (SDI), como produto educacional. Os eixos norteadores da pesquisa foram: a) análise do Discurso e Poder segundo Michel Foucault (2012); b) a noção de Silenciamento feminino a partir de Michelle Perrot (2017) e Mary Del Priore (2004); c) construção de Consciência Histórica a partir de Rüsen (2009). Esta dissertação é organizada em cinco capítulos: o primeiro foi de contexto sobre a Ditadura Militar no Brasil, o segundo capítulo especificou o contexto histórico pertinente ao desenvolvimento da história da mulher e sua emancipação anterior e posterior ao golpe de 1964. O terceiro foi sobre a Consciência Histórica em sala de aula, que servirá para sustentar a elaboração da Sequência Didática Interativa (SDI). O quarto capítulo foi de análise da fonte, pautada pela Comissão Nacional da Verdade (2014), com relatos de quatro mulheres analisados. O último capítulo trouxe o resultado da aplicação desses quatro casos analisados com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Rolândia-PR e uma breve análise da interpretação que esses alunos tiveram da leitura desses documentos.
Abstract: The Brazilian military dictatorship still a recurrent theme in the actual society, mostly because part of the people remembers this time period with nostalgia of its conservatism. Due the need of studies which value the critical thought of the Students from the Brazilian General Equivalency Diploma program (GED), this research started from two problems: 1)Know what were the treatment to women in prison during the military dictatorship in Brazil (1969-1980). 2) How it is possible to conduct the GED students to a process of enlightenment about the reality of the women’s treatment during the Brazilian military dictatorship. These two problems departed from other two hypothesis: a) Women incarcerated and tortured during the military dictatorship were treated unequal based on their gender; b) And that the students can transform and base their thoughts or get the need elements to reaffirm what they already knew, through a scientific investigation and the historical consciousness. Therefore, one of the aims of this paper is to present and the apply of a interactive didact sequence (IDS), as a educational product. The guiding axis of the research are: a) The Foucauldian discourse analysis (2012); b) The notion of feminine silencing from Michelle Perrot (2017) and Mary Del Priore (2004); c) The construction of historical consciousness from Rüzen (2009). The dissertation will have five theorical chapters: The first is about the Brazilian military dictatorship historical context, the second will specify the historical context on women before and after the 1964 coup d’etat. The third chapter will be about the historical consciousness, which will sustain the IDS. The fourth chapter will contain the document analysis with the report from four women on the National Truth Commission being analyzed. The last chapter shall bring the results from the four reports analyzed with the GED students from a school in Rolândia-Paraná (Brazil) and a brief interpretation of what these students understood about the read of the mentioned reports.
Descrição: Acompanha: As mulheres na Comissão Nacional da Verdade: sequência didática para Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5055
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