Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Whendelly Lorena Leite | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T13:19:55Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T13:19:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Whendelly Lorena Leite. Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052 | - |
dc.description | Acompanha: Inventário da realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject | Inventários | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação em educação | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Education, Rural | pt_BR |
dc.subject | Rural schools | pt_BR |
dc.subject | Inventories | pt_BR |
dc.subject | Action research in education | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.title | Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo | pt_BR |
dc.title.alternative | From reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural education | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7848068591727066 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franco Neto, Vanessa | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2129-8040 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7067680318081607 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia | - |
dc.contributor.referee3ID | http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020_1.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons