Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
Título: Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
Título(s) alternativo(s): From reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural education
Autor(es): Alves, Whendelly Lorena Leite
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Educação rural
Escolas rurais
Inventários
Pesquisa-ação em educação
Cartografia
Education, Rural
Rural schools
Inventories
Action research in education
Cartography
Data do documento: 17-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ALVES, Whendelly Lorena Leite. Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos.
Abstract: The scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results.
Descrição: Acompanha: Inventário da realidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020_1.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons