Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontoura, Mariana Michels-
dc.date.accessioned2020-06-26T21:53:38Z-
dc.date.available2020-06-26T21:53:38Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.citationFONTOURA, Mariana Michels. Mobilização de mulheres em jogos online: um estudo de caso sobre o grupo brasileiro OVERD.VAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5036-
dc.description.abstractWomen have claimed for their space in digital games for a variety of reasons, such as games that marginalize and objectify women based on the notion of pleasure oriented to the male gaze, and the harassment targeted at the female audience in the online environment. Due to this scenario, women have organized into groups to create safe gaming environments. In order to study how these groups of marginalized people act about the inhospitality of the gaming environment, focusing on women’s experiences, I propose an analysis based on the case study of the Brazilian group “OverD.vas”. The methodology included a systematic review, a search by the terms “gender”, “games” and “women”, in order to compose the theoretical body. For the case study, the data regarding OverD.vas (on their social networks and YouTube videos) were analyzed. A semi-structured interview was conducted with the group’s organizer as well. As the conclusions of the work, it is understood that the creation of this kind of group comes as an answer both to the difficulties for women to enter the gaming community, and due to the lack of women in the eSports championships. The OverD.vas championship represents one of the many ways that women have found to face the barriers they experience within the online gaming communities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos - Mulherespt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subjectMulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectElectronic games - Womenpt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectSex discrimination against womenpt_BR
dc.subjectWomen - Social conditionspt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.titleMobilização de mulheres em jogos online: um estudo de caso sobre o grupo brasileiro OVERD.VASpt_BR
dc.title.alternativeWomen’s initiatives in online games: a case study of the brazilian group OVERD.VASpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoMulheres têm reivindicado seu espaço em jogos digitais por variados motivos, seja por conta da crítica à concepção de jogos que marginalizam a figura feminina como objeto exclusivo de deleite masculino, ou por conta da experiência online em que jogadoras são expostas a um universo de assédio direcionado ao público feminino. Em meio a este cenário, iniciativas têm sido criadas por mulheres afim de criar ambientes seguros em jogos. Essa pesquisa tem como objetivo estudar a mobilização de grupos marginalizados contra a inospitalidade do ambiente de jogos, com enfoque na experiência de mulheres. Assim, é proposta uma análise a partir de um estudo de caso do grupo brasileiro “OverD.vas”. A metodologia contou com uma revisão sistemática pelos termos “gênero”, “jogos” e “mulheres” para composição do corpo teórico. Para o estudo de caso foram analisados os dados disponíveis sobre a iniciativa OverD.vas em suas redes sociais e vídeos do Youtube, bem como foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a organizadora do grupo. Por fim, nas conclusões do trabalho, entende-se que a criação deste tipo de grupo vem como resposta tanto às dificuldades para mulheres adentrarem a comunidade de jogos, quanto pela falta de mulheres nos campeonatos de eSports. O campeonato organizado pelo grupo OverD.vas representa uma das diversas formas que mulheres tem encontrado para enfrentar as barreiras que experienciam dentro das comunidades online de jogos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9317-180Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470775908025050pt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Witikoski, Alan Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272624385023467pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee3Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.contributor.referee4Gonzatto, Rodrigo Freese-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6034-5420pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0589976038378676pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulheresjogosonline.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.