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Título: Alfabetização e letramento por gêneros textuais no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Initial reading instruction and literacy by textual genres at elementary school
Autor(es): Arabori, Glauciele Ariane Aparecida Cordeiro de Oliveira
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Textos
Ensino fundamental
Literacy
Texts
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ARABORI, Glauciele Ariane Aparecida Cordeiro de Oliveira. Alfabetização e letramento por gêneros textuais no ensino fundamental. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: As experiências de alfabetização praticadas no último século, com ênfase na codificação e decodificação, têm gerado problemas de aprendizagem nos estudantes, indicando ineficiência do processo. Isso se dá, pois ser alfabetizado não se restringe apenas a entender o que está sendo lido, já que a alfabetização é algo muito mais amplo, trata-se de um processo de compreensão/expressão de significados através do código escrito (SOARES, 2012). Diante da preocupação com os problemas na alfabetização e letramento de educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta dissertação tematiza a utilização de gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento de alunos em uma turma desse nível escolar. Acredita-se que esta proposta pedagógica possa contribuir para que os estudantes tenham acesso a diferentes formas de práticas sociais da linguagem, favorecendo assim a alfabetização e o letramento. A partir desse cenário, projetouse a questão que deflagrou esta pesquisa: Quais os impactos da aplicação de um material didático com uso dos gêneros textuais para auxiliar os processos de alfabetização e letramento de uma turma de alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental? E foram eleitos os objetivos a serem atingidos: descrever o processo de aplicação de uma sequência didática referente ao gênero regras de convivência na sala de aula junto a uma turma do 2º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Cambé, Paraná; apresentar informações sobre a aplicação desse produto educacional e refletir a respeito dos resultados obtidos. Com alicerce em pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria dos Gêneros Textuais, foi elaborada e aplicada uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), para compreensão e produção do gênero regras de convivência na sala de aula, em uma classe de 2º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de Cambé, Paraná, no ano de 2019. Quanto à metodologia, a pesquisa identifica-se como de campo, bibliográfica, descritiva e analítica. A análise dos resultados revelou o atingimento dos objetivos previstos. Os alunos demonstraram progresso de autonomia para ler e produzir o gênero em estudo, com consequente apresentação de amadurecimento nos processos de alfabetização e letramento. Portanto, a dinâmica de trabalho com gêneros textuais configura um produtivo instrumento didático para as ações escolares de ensino e aprendizagem da língua materna, incluindo a leitura e escrita de textos.
Abstract: The initial reading instruction experiences practiced in the last century, with an emphasis on coding and decoding, have generated learning problems in students, indicating inefficiency of the process. It happens because being taught on the initial reading instruction is not limited to just understanding what is being read, since the initial reading instruction is something much broader, it is a process of understanding / expressing meanings through the written code (SOARES, 2012). Before the concern on the problems on the initial reading instruction and literacy of students in the early years of elementary school, this paper focuses on the use of genres on the process of initial reading instruction and literacy of students in a class at this school level. It is believed that this pedagogical proposal may contribute so that students have access to different forms of social practices of language, thus favoring initial reading instruction and literacy. The question that triggered this research was projected from this scenario: What are the impacts of the application of teaching material using genres to support the processes of initial reading instruction and literacy of a class of students of the 2nd grade of Elementary School? And the objectives to be achieved were chosen: describing the process of applying a teaching sequence referring to the gender rules of coexistence in the classroom with a class of the 2nd grade of Elementary Education of a municipal school from Cambé, Paraná; presenting information on the application of this educational product and reflect on the results obtained. Based on theoretical and methodological assumptions of the Theory of Textual Genres, a teaching sequence was developed and applied (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), for the comprehension and production of the genre rules of coexistence in the classroom, in a 2nd grade of elementary school, from a public school in the city of Cambé, Paraná, in 2019. As for the methodology, the research is identified as field, bibliographic, descriptive and analytical. The analysis of the results revealed the achievement of the predicted objectives. Students demonstrated progress in autonomy to read and to produce the genre under study herein, with a consequent presentation of maturity in the processes of initial reading instruction and literacy. Therefore, the dynamics of working with textual genres constitute a productive teaching tool for school actions for teaching and learning the mother tongue, including reading and writing texts.
Descrição: Acompanha: Sequência didática do gênero regras de convivência na sala de aula.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5014
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