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Título: Reflexões sobre política de informação em instituições acadêmicas: a via verde em foco
Autor(es): Torino, Emanuelle
Silva, Terezinha Elisabeth da
Torino, Lígia Patrícia
Palavras-chave: Política de informação
Repositórios institucionais
Information police
Institutional repositories
Data do documento: 2009
Câmpus: Campo Mourao
Curitiba
Citação: TORINO, Emanuelle; TORINO, Lígia Patrícia; SILVA, Terezinha Elisabeth. Reflexões sobre política de informação em instituições acadêmicas: a via verde em foco. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.
Resumo: O presente artigo objetiva identificar políticas de informação explícitas em repositórios institucionais acadêmicos e analisar sua abrangência quanto às características da via verde de acesso à produção científica. Para tanto, recorre à literatura para definir os conceitos utilizados e embasar a discussão e ao ROARMAP para a identificação dos repositórios cujas políticas serão estudadas. Nesse contexto, tornou-se possível verificar que a maioria dos repositórios institucionais ainda não dispõe de políticas formais e explícitas, fato que demonstra a necessidade de estabelecê-las. No que tange às políticas analisadas, verifica-se que suas estruturas são consonantes com as recomendações teóricas, de modo que podem servir de base para o estabelecimento das políticas de instituições congêneres.
Abstract: This work aims to identify the explicit information policies in academic institutional repositories and to analyze their range according to the characteristics of accessibility to the scientific production presented at the Green Road. For so, it has made use of the literature to define concepts presented in the field in order to ground the discussion and of ROARMAP to identify the repositories which policies were studied. In this context, it was possible to verify that most of the institutional repositories analyzed still lack of formal and explicit policies, fact that points out to the necessity of establishing them. The research also showed that the policies analyzed were structured on theoretical recommendations in a way that they can serve as the basis for the establishment of policies in congeneric institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/49
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