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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4988
Título: | Aplicação de práticas interdisciplinares envolvendo fenômenos ópticos no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Application of interdisciplinary practices in optical processesin high school |
Autor(es): | Azevedo, Regiani Natalli |
Orientador(es): | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival |
Palavras-chave: | Química - Experiências Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Átomos - Modelos Chemistry - Experiments Interdisciplinary approach in education Atoms - Models |
Data do documento: | 9-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | AZEVEDO, Regiani Natalli. Aplicação de práticas interdisciplinares envolvendo fenômenos ópticos no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho, de modalidade qualitativa, teve como objetivo estudar a aplicação de uma sequência didática de natureza interdisciplinar para o ensino de conceitos relacionados à óptica, aproveitando os pressupostos da aprendizagem significativa e atividades experimentais. Química e física se complementam estudando o mesmo fenômeno dentro da especificidade de cada disciplina, porém quando abordados de forma isolada, pode haver dificuldade de compreensão pelo estudante. Assim o tratamento interdisciplinar do conhecimento se faz necessário de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e a Base Nacional Comum Curricular. As atividades com os alunos foram desenvolvidas em 6 etapas, onde foram estudados respectivamente, os conteúdos: reflexão e refração; modelo atômicos; modelo atômico de Bohr e o início da Física Quântica; fluorescência e fosforescência. Além de aulas expositivas, leituras, debates, produção de mapas mentais e conceituais e pesquisas, os estudantes foram divididos em quatro grupos para montagem, execução e apresentação de experimentos, os quais foram sugestionados e solicitados pelo professor. Posteriormente, os mesmos experimentos foram apresentados numa feira de Ciências. O desdobramento da sequência didática elencou vários conceitos comuns entre a Física e Química, reportou a importância da Ciência na compreensão dos fenômenos e no desenvolvimento de tecnologias, abordou questões ambientais e de saúde, que foram surgindo se integrando e concretizando a contextualização. O desenrolar do trabalho indicou que as atividades experimentais associadas às discussões, elaboração de hipóteses e análise de dados, dentro de uma problematização e de caráter investigativo, podem trazer integração entre os conteúdos estudados nas duas disciplinas aqui em destaque. Desta forma, a sequência didática pode ser considerada um material que tem potencial de desenvolver a aprendizagem significativa pela predisposição dos estudantes para aprender os conteúdos aplicados, atingindo os objetivos de diminuir o limiar entre a Química e a Física, e contextualizar demonstrando que o conhecimento adquirido na escola não está em dissonância com o cotidiano. |
Abstract: | This qualitative study aimed to study the application of an interdisciplinary didactic sequence for the teaching of concepts related to optics, taking advantage of the assumptions of learning and experimental activities. Chemistry and physics should complement the study or the same phenomenon within the specificity of each discipline, but when approached in isolation, there may be difficulty in understanding by the student. Thus, the interdisciplinary treatment of knowledge requires agreement with the Law of Guidelines and Bases and the Common Common Basic Curriculum. The activities with the students were developed in 6 stages, where they were studied respectively, the contents: reflection and refraction; atomic model; Bohr atomic model and beginning of quantum physics; fluorescence and phosphorescence. In addition to lectures, readings, debates, production of mind and concept maps and research, the students were divided into four groups for assembling, executing and presenting experiments, which were suggested and requested by the teacher. Subsequently, the same experiments were presented at a science fair. The unfolding of the didactic sequence listed several common concepts between physics and chemistry, reported the importance of science in the phenomena skills and the development of technologies, addressed environmental and health issues, which emerged integrating and concretizing a contextualization. The development of the work indicates how experimental activities related to discussions, hypothesis elaboration and data analysis, within a problematization and investigative character, can bring integration between the contents studied in the two disciplines highlighted here. Thus, a didactic sequence can be considered a material that has the potential to develop meaningful learning by students' willingness to learn content, achieving the goals of reduction or limitation between chemistry and physics and contextualizing demonstrating the knowledge acquired in school is not in place. dissonance with daily life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4988 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
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