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dc.creatorOliveira, Larissa Xavier de-
dc.date.accessioned2020-05-27T21:24:29Z-
dc.date.available2020-05-27T21:24:29Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa Xavier de. O ensino de inglês na cibercultura: a inclusão a partir de práticas multiletradas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4977-
dc.description.abstractThe present study aimed to comparatively analyze the potential of BBC Learning English and Memrise platforms, in inclusive English teaching. This is a qualitativeinterpretative research (MINAYO, 2001) based in exploratory approach (GIL, 2016) which methodological-theoretical framework is anchored to the Bakhtinian dialogic language conception, to the second language acquisition theory (ELLIS, 2003; 2012), to the Computer-Assisted Language Learning theory (WARSCHAUER, 19O6; LEFFA, 2006), to multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 2000; COPE; KALANTZIS, 2015), to the English use as a Língua Franca (JORDÃO, 2009; JENKINS, 2010; DUBOC 2014), to cyberculture concepts (LEMOS, 2007; JENKINS, 2010; RÜDIGER, 2013), to inclusive teaching (CAMPBELL, 2001; CERCHIARI, 2014; FRANÇA et al, 2016) and to the web accessibility parameters (BRASIL, 2014). For the analysis, we have built a matrix based on the evaluation parameters of educational websites proposed by Carvalho (2008) and on the English language acquisition context. The analysis steps ran through the evaluation matrix building, the exploration and development of a comparative study of BBC learning and Memrise platforms on the defined parameters. To the parameters building, the linguistic, methodological, and accessibility aspects in the websites were considered. After analyzing BBC Learning English and Memrise, we realized they are not in conformity to the web accessibility standards, also, they do not contemplate dialogical language acquisition and multiliteracies conceptions. Thus, both platforms do not show an inclusive English learning potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectLetramento na internetpt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectAnálise do diálogopt_BR
dc.subjectSites acadêmicos da Web - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de inglêspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.subjectInternet literacypt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectDialogue analysispt_BR
dc.subjectScholarly Web sites - Rating ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEnglish teacherspt_BR
dc.titleO ensino de inglês na cibercultura: a inclusão a partir de práticas multiletradaspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of english in cyberculture: inclusion by means of multiliteraciespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente a potencialidade das plataformas da BBC Learning English e da Memrise no ensino inclusivo de inglês.Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (MINAYO, 2001), baseada em uma abordagem exploratória (GIL, 2016), cujo arcabouço teóricometodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem, elaborada por (BAKHTIN), na teoria de aquisição de segunda língua (ELLIS, 2003; 2012), na aprendizagem de língua mediada por computador. (WARSCHAUER, 1996; LEFFA, 2006), nos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 2000; COPE; KALANTZIS, 2015), no uso do inglês como língua franca (JORDÃO, 2009; JENKINS, 2010; DUBOC, 2014), nos conceitos da cibercultura (LEMOS, 2007; JENKINS 2009; RÜDIGUER, 2013), no ensino inclusivo (CAMPBELL, 2001; CERCHIARI, 2014; FRANÇA et al, 2016;) e nos parâmetros de acessibilidade na web (BRASIL, 2014). Para a análise, construímos uma matriz de avaliação a partir dos parâmetros de avaliação de sites educacionais propostos por Carvalho (2008) e do contexto de aquisição de língua inglesa. As etapas de análise percorreram a produção da matriz de avaliação, a exploração das plataformas e, a realização de um estudo comparativo entre a BBC Learning English e da Memrise por meio dos parâmetros definidos. Para a construção dos parâmetros, levamos em consideração aspectos linguísticos, metodológicos e de acessibilidade de sites. Após a análise das plataformas, constatamos que elas não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade na web, não contemplam as concepções dialógica, de aquisição e de multiletramentos. Neste sentido, ambas plataformas não possuem potencial para o ensino inclusivo de inglês.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0193-6447pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051006553877821pt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee1Gusso, Angela Mari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378103029298164pt_BR
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee3Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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