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dc.creatorBalabuch, Pauline-
dc.date.accessioned2020-05-21T23:09:53Z-
dc.date.available2020-05-21T23:09:53Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationBALABUCH, Pauline. Desenvolvimento de competências profissionais do apenado por meio do ensino de empreendedorismo. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4962-
dc.description.abstractThe objective of this research was to propose a model of Entrepreneurship teaching, for the development of the convict's professional competencies. It was found that three aspects of learning are necessary: the first is learning to know, which involves education, teaching and learning, within the perspective of vocational education; Andragogy and Meaningful Learning; and Entrepreneurial Learning. The second is learning to do, which brings the development of educational, professional and entrepreneurial skills. The third is learning to be and to live, directly linked to the convict, in this specific research, permeates the individual, the prison environment, labor therapy, the school environment, and professional training. The methodological approach was classified into applied, qualitative research, and an intervention by Action Research. The didactic product developed was a Vocational Education Program focused on the Entrepreneurship Spiral - PEP with EnSp, which provided the development of professional skills of the participants. Within the researched and experienced context, the results reached the research expectation, since it was possible to prove the development of professional skills, as well as the product (PEP with EnSp) was used in its entirety, demonstrating feasibility of the developed business. It was concluded that it was possible to bring a fraction of the knowledge of the Management science to the group of convicted participating in the present research. It was via this teaching of Entrepreneurship that it was sought to revive the condition of 'person' to the inmates, because the researcher has for herself that Entrepreneurship is not a knowledge that only serves to open and keep a company alive, but that it is something that extends the person’s life, that makes them rethink as they are, that makes them rethink being as a person, that includes them into life in society, in the community, in the circle of friends, as a citizen. With this research it can be concluded that professional and entrepreneurial education, for the effectiveness of the convict's skills, is a reality that can be seized, providing changes in people's lives by education and teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectPrisonspt_BR
dc.subjectPrisoners - Educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências profissionais do apenado por meio do ensino de empreendedorismopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of professional skills of the convict via the teaching of entrepreneurshippt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se, nesta pesquisa, propor um modelo diferenciado do ensino de Empreendedorismo para o desenvolvimento das competências profissionais do apenado. Verificou-se que são necessárias três vertentes de aprendizagem: a primeira, o aprender a conhecer, que envolve educação, ensino e aprendizagem, dentro da perspectiva da educação profissional, da Andragogia e Aprendizagem Significativa, e da Aprendizagem Empreendedora. A segunda, o aprender a fazer, que traz o desenvolvimento de competências educacionais, profissionais e empreendedoras. E, a terceira, o aprender a ser e a conviver, diretamente ligados ao apenado. Nesta pesquisa, em específico, permeia o indivíduo, o ambiente prisional, a laborterapia, o ambiente escolar e a capacitação profissional. No delineamento metodológico, a presente pesquisa classificou-se como aplicada, qualitativa e de intervenção por meio da Pesquisa-ação. O produto didático desenvolvido tratou-se de um Programa de Educação Profissional com foco na Espiral do Empreendimento - PEP com EsEm, que proporcionou o desenvolvimento de competências profissionais aos apenados participantes. Dentro do contexto pesquisado e experimentado, os resultados obtidos atingiram a expectativa da pesquisa, uma vez que foi possível comprovar o desenvolvimento das competências profissionais, bem como o produto foi aplicado em sua totalidade, demonstrando haver viabilidade nos negócios desenvolvidos. Salienta-se que foi possível levar uma fração do conhecimento da ciência da Administração para o grupo de apenados partícipes da presente pesquisa. Deve-se pontuar que foi por meio desse ensino de Empreendedorismo que se buscou reavivar a condição de ‘pessoa’ aos apenados, pois a pesquisadora tem para si que o Empreendedorismo não é um conhecimento que serve somente para abrir e manter uma empresa viva, mas que ele é algo que amplia a vida da pessoa, que a faz repensar como ela é, como pessoa inserida na vida em sociedade, na comunidade, na roda de amigos, de cidadão. Com a presente pesquisa, pôde-se concluir que a educação profissional e empreendedora, para a efetivação das competências do apenado, é uma realidade que pode ser usufruída, proporcionando mudanças na vida das pessoas por meio da educação e do ensino.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3587-1351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339567596727683pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0401-4445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aires, João Paulo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Ana Luiza Ruschel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7338-1615pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Daniela Frigo-
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/8545353645381794pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://orcid.org/0000-0002-2747-4818pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee5Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0401-4445pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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