Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTsutsumi, Diego Paolo-
dc.date.accessioned2020-05-12T18:20:47Z-
dc.date.available2020-05-12T18:20:47Z-
dc.date.issued2019-11-04-
dc.identifier.citationTSUTSUMI, Diego Paolo. Business relationship network model from social reactions data. 2019. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4936-
dc.description.abstractOne of the primary ways to expand a business or to keep it stable during a crisis is to create partnerships with other companies. With that, this study presents results regarding a new data model, which explores user reactions on social media to indicate strategic business partnerships. There are three main contributions of this study to the literature: (i) a business relationship network model; (ii) a business community detection algorithm; and (iii) a business outlier detection algorithm; The evaluation of the contributions was performed exploring real data of approximately 280 million user reactions on Facebook. Contributing to the literature, this Master Thesis produced three full papers, one in the Journal of Internet Services and Applications (TSUTSUMI et al., 2019), and two in proceedings, Web Intelligence (TSUTSUMI; SILVA, 2018) and CoUrb (TSUTSUMI et al., 2018). Results suggest that business partnership recommendation is possible using the information available in social media.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunidades - Organizaçãopt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.subjectPrevisão socialpt_BR
dc.subjectPrevisãopt_BR
dc.subjectCooperação institucionalpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectCommunity organizationpt_BR
dc.subjectPublic opinionpt_BR
dc.subjectSocial predictionpt_BR
dc.subjectForecastingpt_BR
dc.subjectInstitutional cooperationpt_BR
dc.titleBusiness relationship network model from social reactions datapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUma das formas de expandir a atuação de uma empresa, ou mesmo mantê-la estável durante uma crise, é estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas. Diante disso, este estudo apresenta resultados através de um novo modelo de análise de dados, que explora reações de usuários em mídias sociais para indicar parcerias estratégicas entre empresas. Existem três principais contribuições deste estudo para a literatura: (i) um modelo de uma rede de relações entre empresas; (ii) um algoritmo de detecção de comunidades; e (iii) um algoritmo de detecção de empresas outliers; A avaliação dos modelos em cenários reais foi feita explorando aproximadamente 280 milhões de reações de usuários do facebook. Em contribuição para a literatura, esta dissertação de mestrado produziu três artigos completos, um artigo na revista Journal of Internet Services and Applications (TSUTSUMI et al., 2019), e dois em conferencias, Web Intelligence (TSUTSUMI; SILVA, 2018), CoUrb (TSUTSUMI et al., 2018). Os resultados apontam que a recomendação de parcerias entre empresas é possível através de informações disponíveis nas mídias sociais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0068-0264pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527540881271620pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568338246493587pt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2791-174Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166922845507601pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Olmo Stancioli Vaz de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9749-0151pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262926164579789pt_BR
dc.contributor.referee3Minetto, Rodrigo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2277-4632pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366112479020867pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Thiago Henrique-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568338246493587pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelsocialreactionsdata.pdf6,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.