Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Tafael Lucas-
dc.date.accessioned2020-05-12T17:22:23Z-
dc.date.available2020-05-12T17:22:23Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tafael Lucas. Metodologia para diagnóstico da interferência da cultura organizacional nos elementos da gestão da qualidade. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4935-
dc.description.abstractThe failure cases resulting from the quality management implementation initiatives have stimulated the development of research considering as a possible cause the failure to address conceptual factors in organizational strategies. The organizational culture appears as a possible factor in the involvement of the quality system effectiveness. Thus, the objective of the study was to develop a methodology for measuring the interference of organizational culture in the effectiveness of the quality management system. Starting with a systematic review using the Methodi Ordinatio, followed by the determination of the Contextual Factors for measuring the relationship, delimitation of the theoretical relationship model, construction of the measurement tool and the application of the tool in health institutions with quality seals. It was also evident that the different elements of quality are related to more than one type of culture, highlighting the pluralist view of quality management, taking into account cultural multiplicity. The measurement tool developed is in the form of a questionnaire based on 57 affirmative questions that represent the distinct cultural characteristics necessary for the effectiveness of the elements of quality. The questionnaire can be shaped according to the reality of the organization or according to what elements you want to analyze. Analyzing the results of the application in health institutions, the companies presented MODA referring to the Average interference aspect, which characterizes that for all the Soft and Hard elements of quality tested, in the five Contextual Factors the percentage result of interference did not exceed 45%. However, the result indicates a variability in results between companies, which may lead to future studies to verify the institutions individually, applying to all employees.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.titleMetodologia para diagnóstico da interferência da cultura organizacional nos elementos da gestão da qualidadept_BR
dc.title.alternativeDiagnostic tool of the interference of organizational culture with the elements of the quality management systempt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoOs casos de insucessos resultantes das iniciativas de implementação da gestão da qualidade têm estimulado o desenvolvimento de pesquisas considerando como possível causa a não abordagem de fatores conceituais nas estratégias organizacionais. A cultura organizacional surge então, como um possível fator no envolvimento da efetividade do sistema de qualidade. Deste modo, o objetivo do estudo é desenvolver uma metodologia de mensuração da interferência da cultura organizacional na efetividade do sistema de gestão da qualidade. Iniciando com uma revisão sistemática utilizando o Methodi Ordinatio, seguida pela determinação dos Fatores Contextuais de mensuração da relação, delimitação do modelo teórico de relação, construção da ferramenta de mensuração e a aplicação da ferramenta em instituições de saúde com selos de qualidade. Evidenciou-se ainda que os diferentes elementos da qualidade se relacionam com mais de um tipo de cultura, salientando a visão pluralista da gestão da qualidade, levando em consideração a multiplicidade cultural. A ferramenta de mensuração desenvolvida é no formato de questionário com base em 57 perguntas afirmativas que representam as características culturais distintas necessárias para a efetividade dos elementos da qualidade. O questionário pode ser moldado de acordo com a realidade da organização ou de acordo com quais elementos deseja analisar. Analisando os resultados da aplicação em instituições de saúde, as empresas apresentaram Moda referente ao aspecto Média interferência, o que caracteriza que para todos os elementos Soft e Hard da qualidade testados, nos cinco Fatores Contextuais o resultado percentual de interferência não passou de 45%. Porem o resultado indica uma variabilidade nos resultados entre empresas, com empresas com interferência maior ou menor do que outra, o que pode levar a estudos futuros a verificar das instituições individualmente, aplicando a ferramenta para todas os colaboradores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0542-6433pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4451307835876748pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee1Baniski, Gislaine Martinelli-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9720-5122pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0001-9720-5122pt_BR
dc.contributor.referee2Possamai, Fabíola-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9301106873731290pt_BR
dc.contributor.referee3Piekarski, Cassiano Moro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5085-101Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7937550774712059pt_BR
dc.contributor.referee4Pagani, Regina Negri-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2655-6424pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472869600330564pt_BR
dc.contributor.referee5Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiadiagnosticoculturaorganizacional.pdf4,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.