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Título: Metodologia para diagnóstico da interferência da cultura organizacional nos elementos da gestão da qualidade
Título(s) alternativo(s): Diagnostic tool of the interference of organizational culture with the elements of the quality management system
Autor(es): Pereira, Tafael Lucas
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Diagnóstico
Cultura organizacional
Gestão da qualidade total
Diagnosis
Corporate culture
Total quality management
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Tafael Lucas. Metodologia para diagnóstico da interferência da cultura organizacional nos elementos da gestão da qualidade. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Os casos de insucessos resultantes das iniciativas de implementação da gestão da qualidade têm estimulado o desenvolvimento de pesquisas considerando como possível causa a não abordagem de fatores conceituais nas estratégias organizacionais. A cultura organizacional surge então, como um possível fator no envolvimento da efetividade do sistema de qualidade. Deste modo, o objetivo do estudo é desenvolver uma metodologia de mensuração da interferência da cultura organizacional na efetividade do sistema de gestão da qualidade. Iniciando com uma revisão sistemática utilizando o Methodi Ordinatio, seguida pela determinação dos Fatores Contextuais de mensuração da relação, delimitação do modelo teórico de relação, construção da ferramenta de mensuração e a aplicação da ferramenta em instituições de saúde com selos de qualidade. Evidenciou-se ainda que os diferentes elementos da qualidade se relacionam com mais de um tipo de cultura, salientando a visão pluralista da gestão da qualidade, levando em consideração a multiplicidade cultural. A ferramenta de mensuração desenvolvida é no formato de questionário com base em 57 perguntas afirmativas que representam as características culturais distintas necessárias para a efetividade dos elementos da qualidade. O questionário pode ser moldado de acordo com a realidade da organização ou de acordo com quais elementos deseja analisar. Analisando os resultados da aplicação em instituições de saúde, as empresas apresentaram Moda referente ao aspecto Média interferência, o que caracteriza que para todos os elementos Soft e Hard da qualidade testados, nos cinco Fatores Contextuais o resultado percentual de interferência não passou de 45%. Porem o resultado indica uma variabilidade nos resultados entre empresas, com empresas com interferência maior ou menor do que outra, o que pode levar a estudos futuros a verificar das instituições individualmente, aplicando a ferramenta para todas os colaboradores.
Abstract: The failure cases resulting from the quality management implementation initiatives have stimulated the development of research considering as a possible cause the failure to address conceptual factors in organizational strategies. The organizational culture appears as a possible factor in the involvement of the quality system effectiveness. Thus, the objective of the study was to develop a methodology for measuring the interference of organizational culture in the effectiveness of the quality management system. Starting with a systematic review using the Methodi Ordinatio, followed by the determination of the Contextual Factors for measuring the relationship, delimitation of the theoretical relationship model, construction of the measurement tool and the application of the tool in health institutions with quality seals. It was also evident that the different elements of quality are related to more than one type of culture, highlighting the pluralist view of quality management, taking into account cultural multiplicity. The measurement tool developed is in the form of a questionnaire based on 57 affirmative questions that represent the distinct cultural characteristics necessary for the effectiveness of the elements of quality. The questionnaire can be shaped according to the reality of the organization or according to what elements you want to analyze. Analyzing the results of the application in health institutions, the companies presented MODA referring to the Average interference aspect, which characterizes that for all the Soft and Hard elements of quality tested, in the five Contextual Factors the percentage result of interference did not exceed 45%. However, the result indicates a variability in results between companies, which may lead to future studies to verify the institutions individually, applying to all employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4935
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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