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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930
Título: | Palpitação de sombras e luzes: o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues |
Título(s) alternativo(s): | Palpitation of shadows and lights: the uncanny in Vestido de noiva, by Nelson Rodrigues |
Autor(es): | Veiga, Aline da |
Orientador(es): | Stankiewicz, Mariese Ribas |
Palavras-chave: | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Teatro brasileiro Literatura brasileira Literatura fantástica Brazilian drama Brazilian literature Fantasy literature |
Data do documento: | 4-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | VEIGA, Aline da. Palpitação de sombras e luzes : o insólito em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma leitura do texto dramático brasileiro Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1943), enfocando no diálogo entre as personagens e alguns elementos teatrais que podem despertar em leitores e em espectadores sensações como ambiguidade, hesitação e indecibilidade, as quais servem de gatilho para que surja o insólito na narrativa. Por deter-se apenas no estudo do texto teatral escrito, não contemplando nenhuma montagem e encenação específica, esta análise é de cunho bibliográfico. Ao longo dos capítulos defende-se que este texto dramático apresenta características da literatura fantástica, comprovadas ao estabelecer relação entre componentes do texto teatral – como os diálogos dos personagens, as rubricas do autor, entre outros – e teorias do fantástico. O primeiro capítulo apresenta o contexto de produção teatral brasileira em que Vestido de Noiva foi concebido e diferencia o texto dramático dos demais textos literários no intuito de demonstrar como é possível perceber alguns elementos do insólito no texto idealizado pelo autor. Em seguida é aprofundada a análise do texto no segundo capítulo levando-se em consideração que as discussões acerca das figuras femininas que a habitam foram idealizadas por um homem fruto de seu tempo e, portanto, são marcadas por alguns estereótipos. Além disso, destaca-se o diferencial deste estudo através de um breve levantamento da fortuna crítica da peça, posto que a leitura de Vestido de Noiva sob esta perspectiva mostra-se novidade no rol de pesquisas acadêmicas. Por fim, o terceiro capítulo explora alguns elementos fundamentais para a constituição da literatura fantástica procurando elucidar de que modo ele é apresentado no texto dramático. No conjunto teórico que fundamenta as discussões acerca do teatro destacam-se Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008) e Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); enquanto as considerações sobre o insólito fundamentam-se especialmente em Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) e David Roas (2014). Conclui-se que de fato há a inserção do clima insólito nesse texto partindo principalmente de elementos atrelados ao estranho e à psicanálise. Por essa razão, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) e Jacques Lacan (1998) também fazem parte da fundamentação teórica deste estudo. |
Abstract: | The present work proposes a reading of the Brazilian dramatic text Vestido de Noiva, by Nelson Rodrigues (1943), focusing on the dialogue between the characters and some theatrical elements that can arouse in readers and spectators sensations such as ambiguity, hesitation and undecidability, which serve as triggers for the uncanny to emerge in the narrative. Because it only focuses on the study of the written theatrical text, not contemplating any specific assembly and staging, this analysis is bibliographic in nature. Throughout the chapters it is argued that this dramatic text presents characteristics of fantastic literature, proven by establishing relationship between components of theatrical text – such as the dialogues of the characters, the rubrics of the author, among others – and theories of the fantastic. The first chapter presents the context of Brazilian theatrical production in which Vestido de Noiva was conceived and differentiates the dramatic text from other literary texts in order to demonstrate how it is possible to perceive some elements of the uncanny in the text designed by the author. Afterwards, the analysis of the text in the second chapter is deepened, taking into consideration that the discussions about the female figures that inhabit it were idealized by a man born of his time and, therefore, are marked by some stereotypes. In addition, we highlight the differential of this study through a brief survey of the critical fortune of the play, since the reading of Vestido de Noiva from this perspective is new in the list of academic research. Finally, the third chapter explores some fundamental elements for the constitution of fantastic literature, trying to clarify how it is presented in the dramatic text. In the theoretical set that underlies the discussions about the theater stand out Peter Szondi (2001), Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis (2008), and Décio de Almeida Prado (1999 [2008]); whereas considerations about the uncanny are based in particular on Tzvetan Todorov (1970 [2017]), Remo Ceserani (2006) and David Roas (2014). It is concluded that in fact there is the insertion of the uncanny climate in this text starting mainly from elements linked to the unheimlich and psychoanalysis. For this reason, Sigmund Freud (1919, 1933 [2010]; 1923 [2011]) and Jacques Lacan (1998) are also part of the theoretical background of this study. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4930 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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