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Título: A diversidade e a inclusão social na arte: literatura e cinema em diálogo
Título(s) alternativo(s): Diversity and social inclusion in art: literature and cinema in dialogue
Autor(es): Melo, Weslei Chaleghi de
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Multiculturalismo
Integração social
Literatura
Cinema
Catálogos
Multiculturalism
Social integration
Literature
Motion pictures
Catalogs
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MELO, Weslei Chaleghi de. A diversidade e a inclusão social na arte: literatura e cinema em diálogo. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Em que medida a arte pode ser importante no tocante à diversidade e à inclusão no ambiente escolar? Essa é a indagação a partir da qual se propôs este trabalho que tem, como objetivo maior, demonstrar o uso dialógico entre o cinema e a literatura, em uma proposta de ensino para a diversidade e a inclusão social. Esta dissertação busca destacar, ainda, algumas sugestões metodológicas explícitas em um Catálogo Didático, no formato de material de apoio ao docente, posto que se trata de um produto educacional, exigência do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de trazer à tona temas socialmente importantes, sendo a escola uma instituição propícia a isso. A arte –no caso a literatura e o cinema –, por sua vez, funciona como adjunta no processo de sensibilização e construção da subjetividade dos sujeitos, quebrando paradigmas discriminatórios, racistas, preconceituosos e de cunho marginalizador. Para estimular, então, as reflexões sobre o poder humanizador da arte, suas teorias e relação com o contexto social, estão presentes autores como: Candido (1975; 1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito (2006) e Stam (2008). Inicialmente, a investigação realizada partiu de um levantamento bibliográfico. Em seguida, produziu-se o Catálogo Didático, elemento norteador das atividades desenvolvidas pelos educadores, elencando-se obras literárias e cinematográficas para a Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. Para a validação do produto educacional, desenvolvida em uma escola pública que atende a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa de campo. Houve a orientação e o acompanhamento de seis professoras na elaboração e execução de seus planos metodológicos, observando-se também que a arte possui grande potencial no desenvolvimento da alteridade do sujeito. Comprovou-se que o diálogo entre literatura e cinema contribui para que o aluno se sensibilize e lance um olhar novo (de aceitação) sobre a diversidade e a inclusão social. Os docentes envolvidos pontuaram que essa interação é possível, posto que aplicaram atividades sugeridas no Catálogo Didático com sucesso, e que elas ampliaram seus efeitos para além dos muros da escola.
Abstract: To what extent can art be important in terms of diversity and inclusion in the school environment? This is the question from which this paper was proposed, whose main objective is to demonstrate the dialogical use between cinema and literature, in a teaching proposal for diversity and social inclusion. He also seeks to highlight some explicit methodological suggestions in a Didactic Catalog, in the format of material to support the teacher, since it is an educational product, requirement of the Professional Master of the Postgraduate Program in Teaching of Human, Social and Nature Sciences (PPTNS) at the Federal Technological University of Paraná (FTUPR). This research is justified by the need to bring up socially important issues, and the school is an institution conducive to this. Art (in the case of literature and cinema), in turn, functions as an adjunct in the process of sensitization and construction of the subjectivity of the subjects, breaking discriminatory, racist, prejudiced and marginalizing paradigms. To stimulate, then, the reflections on the humanizing power of art, its theories and relationship with the social context, authors are present such as: Candido (1975; 1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito (2006) and Stam (2008). Initially, the investigation was based on a bibliographic survey. Then, the Didactic Catalog (guiding element of the activities developed by the educators) was produced, listing literary and cinematographic composicion for Early Childhood Education, early and late years of Elementary School, High School and Higher Education. For the validation of the educational product, tested in a public school that serves students in the early years of elementary school, methodologically we opted for field research. There was the guidance and monitoring of six teachers in the elaboration and execution of their methodological plans, also observing that art has great potential in the development of the subject's otherness. It was proved that the dialogue between literature and cinema contributes to the student's awareness and takes a new look (of acceptance) on diversity and social inclusion. The teachers involved pointed out that this interaction is possible, since they applied activities suggested in the Didactic Catalog successfully, and that they will extend their effects beyond the school walls.
Descrição: Acompanha: Catálogo didático: literatura e cinema no estudo da diversidade e da inclusao social
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4871
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