Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4854
Título: | Métrica para o diagnóstico de uma universidade empreendedora |
Título(s) alternativo(s): | Metric for the diagnosis of an entrepreneurial university |
Autor(es): | Fujihara, Janete Erika |
Orientador(es): | Romano, Cezar Augusto |
Palavras-chave: | Empreendedorismo na administração pública Universidades e faculdades públicas Desempenho - Avaliação Empreendedorismo - Indicadores Administração pública Political entrepreneurship Public universities and colleges Performance - Evaluation Entrepreneurship - Directories Public administration |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FUJIHARA, Janete Erika. Métrica para o diagnóstico de uma universidade empreendedora. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A formação empreendedora tem se mostrado uma tendência nas organizações e instituições, tanto educacionais como também empresariais e órgãos governamentais. Na medida em que o papel do conhecimento codificado na inovação tem aumentado de importância, universidades passam a desempenhar uma função diferenciada no contexto do empreendedorismo. O objetivo geral deste trabalho foi elaborar uma métrica para o diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade compreendendo indicadores de empreendedorismo, utilizando como base, instrumentos de avaliação e classificação nacionais e internacionais. Foram definidas seis diretrizes para compor a métrica para a elaboração de um diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade, com desdobramento de indicadores para cada diretriz. Como resultado foi desenvolvido um instrumento de avaliação que permite análises qualitativas a partir de uma matriz que correlaciona as seis diretrizes Ensino, Pesquisa, Inovação, Estrutura Administrativa, Internacionalização e Inserção Social, por meio de seus indicadores com a base em dimensões abrangendo a cultura e o comportamento empreendedor de uma Instituição de Ensino Superior (IES). |
Abstract: | Entrepreneurial education has been shown to be a trend in organizations and institutions, both educational as well as business and government agencies. As the role of codified knowledge in innovation has increased in importance, universities start to play a different role in the context of entrepreneurship. The general objective of this work was to elaborate a metric for the diagnosis of the entrepreneurial profile of a university comprising entrepreneurship indicators, using as a basis, national and international assessment and classification instruments. Six guidelines were defined to compose the metric for the elaboration of a diagnosis of the entrepreneurial profile of a university. As a result, an evaluation instrument was developed that allows qualitative analysis based on a matrix that correlates the six guidelines Teaching, Research, Innovation, Administrative Structure, Internationalization and Social Insertion guidelines through its indicators based on dimensions covering culture and entrepreneurial behavior of a Higher Education Institution. |
Descrição: | Acompanha produto: Métrica para o diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade (diretrizes e indicadores) |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4854 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metricadiagnosticouniversidadeempreendedora.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
metricadiagnosticouniversidadeempreendedora_produto.pdf | 233,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.