Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Graciliano da Silva-
dc.date.accessioned2020-04-09T00:22:17Z-
dc.date.available2020-04-09T00:22:17Z-
dc.date.issued2019-09-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Graciliano da Silva. Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836-
dc.descriptionAcompanha: Simulador Contábil Telospt_BR
dc.description.abstractThis research comprises the development of a technological product as an instrument of integration of the disciplinary contents of a Technical-Professional High School Course in Accounting with a view to improving students' learning. The technological product called Telos works as a market accounting simulator through which students make decisions that produce the effects of this continuous thinking about the variables in the management of a business (internal factors) and market dynamics (external factors). The contributions of Reuven Feuerstein and Michel Foucault on the importance of the students' autonomy process in their learning processes were inspiring. Thus, based on the reality of a State Technical School in the west center of São Paulo, the Telos simulator developed in an ExcelÒ spreadsheet, made it possible week by week for students to understand the effects of their decisions and the need to rethink them. from the financial statements. Accounting, in this sense, offered integrated disciplinary knowledge that underpinned these decisions. Thus, the hypotheses regarding the contributions of Feuerstein and Foucault to construct learning autonomy and Telos as an integrating instrument of accounting concepts scattered throughout the curriculum as decisive elements in Accounting were confirmed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAutonomia do aprendizpt_BR
dc.subjectAccounting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectLearner autonomypt_BR
dc.titleAprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telospt_BR
dc.title.alternativeLearning and curriculum integration in a technical accounting course through the Telos simulatorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação compreende o desenvolvimento de um produto tecnológico como instrumento de integração dos conteúdos disciplinares de um Curso Técnico-Profissional de Ensino Médio em Contabilidade com vistas ao aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos. O produto tecnológico denominado Telos funciona como um simulador contábil de mercado por meio do qual os alunos tomam decisões que produzem efeitos desse pensar contínuo sobre as variáveis na gestão de um negócio (fatores internos) e da dinâmica de mercado (fatores externos). Foram inspiradoras as contribuições de Reuven Feuerstein e de Michel Foucault acerca da importância do processo de autonomia dos alunos em seus processos de aprendizagem. Desse modo, a partir da realidade de uma Escola Técnica Estadual do centro oeste paulista, o simulador Telos desenvolvido em uma planilha do ExcelÒ, possibilitou semana a semana a compreensão dos alunos a cerca dos efeitos de suas decisões e das necessidades de repensá-las a partir dos demonstrativos contábeis. A Contabilidade, nesse sentido, ofereceu conhecimentos disciplinares integrados que fundamentaram essas decisões. Assim, confirmaram-se as hipóteses quanto às contribuições de Feuerstein e de Foucault para construção da autonomia da aprendizagem e do Telos como instrumento integrador de conceitos contábeis dispersos ao longo do currículo como elementos decisórios em Contabilidade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6214727015393363pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Brene, Paulo Rogerio Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7096-8282pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768835209755213pt_BR
dc.contributor.referee3Domiciano, Sandra Mara-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1956036765090618pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Santos,_Graciliano_da_Silva_2019.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Santos,_Graciliano_da_Silva_2019_1.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons