Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Admilson Iaresk da-
dc.date.accessioned2020-04-07T17:23:22Z-
dc.date.available2020-04-07T17:23:22Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Admilson Iaresk da. Em busca de possibilidades metodológicas para uso do software Scratch na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4829-
dc.descriptionAcompanha produto: Trabalhando matemática com o Scratchpt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze digital technologies, their relationship, possibilities, and possible changes that are bringing to the teaching and learning processes. Incorporating them into teaching practices requires reflection on the use of available resources, as well as on teaching methodology that supports this incorporation. This research aims to analyze in the Portal Day by Day Education the Productions of teachers’, in search to identify the methodological possibilities used when is in use Scratch software in Basic Education. It was the intention to find in the productions the teaching methodologies that made relations with the digital technologies, and what aim to develop make math with the Scratch software and with the programming process. We sought with the research to know, based on the work of other teachers, available in the Portal, which teaching methodologies were explored when using the Scratch software. In the general one, the results obtained suggest that digital technologies are seen as an alternative path for a new learning, being considered resources auxiliary to pedagogical practices. However, the productions analyzed are limited only to the use of digital technologies, bringing some contributions and mathematical applications on the programming and the Scratch software, involving problem situations. It was not possible to realize, with the exception of a single study, which methodology was used during the use of Scratch. As a result of this research, an e-book was created, presented as an educational product, which seeks to be a support for teachers who wish to use scratch software as an instrument of assistance in the development of programming, in mathematics classes. This product seeks to collaborate to fill the existing gap, since there are still few productions that make references to a teaching methodology for using Scratch.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador) - Programaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language) - Programmingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectElectronic information resourcespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleEm busca de possibilidades metodológicas para uso do software Scratch na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeIn search of methodological possibilities for using Scratch software in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as tecnologias digitais, sua relação, possibilidades, e possíveis mudanças que estão trazendo aos processos de ensino e aprendizagem. Incorporá-las nas práticas de ensino passa pela reflexão do uso dos recursos disponíveis, como também da metodologia de ensino que apoie esta incorporação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar no Portal Dia a Dia Educação as produções dos professores, em busca de identificar as possibilidades metodológicas utilizadas quando se usa o software Scratch na Educação Básica. Era o intuito encontrar nas produções as metodologias de ensino que fizessem relações com as tecnologias digitais, e que visam desenvolver o fazer matemático com o software Scratch e com o processo de programação. Buscou-se com a investigação conhecer, com base no trabalho de outros professores, disponibilizados no Portal, quais as metodologias de ensino exploradas quando é usado o software Scratch. No geral, os resultados obtidos sugerem que as tecnologias digitais são vistas como um caminho alternativo para um novo aprender, sendo consideradas recursos auxiliares às práticas pedagógicas. Porém as produções analisadas limitam-se apenas ao uso das tecnologias digitais, trazendo algumas contribuições e aplicações matemáticas sobre a programação e o software Scratch, envolvendo situações-problema. Não foi possível perceber, com exceção de um único trabalho, qual a metodologia utilizada durante o uso do Scratch. Como resultado desta pesquisa foi criado um e-book, apresentado como produto educacional, que busca ser um apoio para os professores que desejam usar o software Scratch como instrumento de auxílio no desenvolvimento da programação, em aulas de matemática. Este produto busca colaborar para preencher a lacuna existente, uma vez que ainda existem poucas produções que fazem referências a uma metodologia de ensino para uso do Scratch.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9563-4916pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453144761671951pt_BR
dc.contributor.advisor1Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee1Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee3Camargo, Sérgio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8766-5424pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719368282265238pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Silva,_Admilson_Iaresk_da_2020.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Silva,_Admilson_Iaresk_da_2020_1.pdf5,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons