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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4818
Título: | Concepções e percepções de professores de matemática atuantes na modalidade EAD sobre a utilização de objetos de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | The conceptions and perceptions of mathematics professors acting in long-distance learning on the use of learning objects |
Autor(es): | Ribeiro, André Ricardo Antunes |
Orientador(es): | Kalinke, Marco Aurélio |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino - Recursos eletrônicos de informação Ensino à distância Aprendizagem Prática de ensino Professores de matemática Conceitos Percepção Conhecimento e aprendizagem - Ensino auxiliado por computador Análise de conteúdo (Comunicação) Inovações educacionais Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching - Electronic information resources Distance education Learning Student teaching Mathematics teachers Concepts Perception Knowledge and learning - Computer-assisted instruction Content analysis (Communication) Educational innovations Educational technology Science - Study and teaching |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RIBEIRO, André Ricardo Antunes. Concepções e percepções de professores de matemática atuantes na modalidade EAD sobre a utilização de objetos de aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa, vinculada à área de Educação Matemática, possui como objetivo geral compreender as concepções e percepções do corpo docente composto por tutores e professores de um curso de Licenciatura em Matemática ou outras áreas, na modalidade a distância de uma instituição de ensino superior privada. Este questionamento surgiu diante de investigações sobre a inserção das tecnologias nas práticas de ensino, por professores de matemática. Em vista disso, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória junto a professores envolvidos com o curso descrito. Inicialmente, consultamos a literatura com o propósito de construir uma fundamentação teórica que amparasse o estudo, trazendo autores que defendem teorias como a reorganização das atividades, reorganização do pensamento, novos modelos pedagógicos e construção do pensamento matemático, mediados pelas tecnologias. Abordamos conceitos sobre os objetos de aprendizagem, e suas principais características que promovem atividades de interação e interatividade, além dos seus repositórios. Através de um recorte de pesquisa em periódicos, e produções em grupos de estudos, pudemos identificar as principais concepções e percepções de professores que realizaram experimentos com estes recursos digitais em situações diversas de ensino e de aprendizagem. Isso favoreceu a utilização de um parâmetro para que realizássemos uma analogia com os resultados de nossa pesquisa. Também analisamos o cenário da EAD, com seus aspectos históricos no mundo e no Brasil, assim como sua legislação no país. O cenário dos cursos de Licenciatura em Matemática também foi discutido, no âmbito desta modalidade. Utilizamos como metodologia de pesquisa, a análise de conteúdo de Bardin (2016), cujos procedimentos foram divididos por etapas: a seleção dos professores, coleta de dados, organização das informações e compilação dos dados obtidos. Para a coleta dos dados disponibilizamos um questionário e realizamos a gravação de entrevistas, possibilitando assim, a obtenção de informações que viabilizassem a análise de conteúdo. Com os resultados obtidos, identificamos nas concepções e percepções destes professores, demandas tais como a escassez de metodologias na literatura que servissem para a implementação de recursos digitais nas suas práticas pedagógicas. Apresentamos, como produto educacional, uma proposta para iniciar o uso de objetos de aprendizagem na modalidade EAD, suportada pela metodologia TPACK. |
Abstract: | The present research, linked to the Mathematical Education, which has the main objective to comprehend the conceptions and the perceptions of faculty formed by tutors and professors of teaching degree on Mathematics or other areas, in the long-distance learning of certain private higher education institution. This question has emerged in the face of researches concerning the inclusion of technologies at teaching practices, by mathematics professor. Hence, we have carried out this exploratory and qualitative research alongside the professor involved in the mentioned course. Initially, we have consulted the specific literature in the subject in order to create a theoretical framework to bolster the surey, quoting author who support theories as reorganization of pedagogical activities, reorganization of thinking, new pedagogical models and construction of mathematical thinking, mediate by technologies. We have approached the concepts of learning objects, as well as its main features which promote interaction and interactivity activities, besides the repositories. By a research clipping in journals, and productions in study groups, we were able to identify the main conceptions and perceptions of professors who carried out experiments with these digital resources in different teaching and learning situations. This encourage the use of a parameter to make an analogy with the results of our research. We have also analyzed the long-distance learning scenario, considering its historical aspects in the world and in Brazil, as well as its legislation in the country. The scenario of teaching degree on Mathematics had been also discussed, considering the scope of this modality. We have used as a research methodology the Bardin’s content analysis of (2016), whose procedures were divided into stages: the selection of teachers, data collection, organization of information and compilation of the data obtained. The results obtained show conceptions and perceptions of these teachers, demands such as the scarcity of methodologies in the literature that would serve for the implementation of digital resources in their pedagogical practices. Thus, we present as an educational product a proposal to start the use of learning objects in the long-distance learning, supported by the TPACK methodology. |
Descrição: | Produto: Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas : guia do professor |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4818 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
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