Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcelino, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T20:35:47Z | - |
dc.date.available | 2020-03-25T20:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MARCELINO, Daniela. Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799 | - |
dc.description.abstract | This work proposes an educational product for the study of the movement of an object using a data acquisition system. The main objective is to develop an Investigative Teaching Sequence composed of a series of experimental activities for movement analysis. The experimental activities use a data acquisition system that collects position values as a function of time of an object using ultrasonic sensor and Arduino platform. The data acquisition system proved to be a versatile, accurate, low cost and easy to build learning tool. In addition, it enables the study of the objects with constant velocity, constant acceleration and oscillatory motion. An Investigative Teaching Sequence was applied to students from two classes of the 1st year of public high schools in western Paraná during the first semester of 2019. A pre and post test was used to evaluate the development of the acquired knowledge. The results of this analysis show that the learning objectives have been achieved. This educational product aims to make the classes more attractive and differentiated, leading to an assimilation of prior and scientific knowledge through the application of the Meaningful Learning methodology. Theory and practice together facilitate an easier understanding of physical concepts, so it is expected that this educational product will be an important tool for the teaching of physics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de coleta automática de dados | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Automatic data collection systems | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Kinematics | pt_BR |
dc.title | Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Data acquisition system for the study of movement: use of investigative teaching sequence | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma proposta de um produto educacional para o estudo do movimento de corpos a partir do uso de um sistema de aquisição de dados. O objetivo principal consiste em desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa composta por uma série de atividades experimentais para análise do movimento. As atividades experimentais fazem uso de um sistema de aquisição de dados que coleta valores da posição em função do tempo de um objeto utilizando sensor ultrassônico e plataforma Arduino. O sistema de aquisição de dados se mostrou uma ferramenta didática versátil, preciso, de baixo custo e de fácil construção. Além disso, possibilita o estudo do comportamento de corpos com velocidade constante (MRU), aceleração constante (MRUV) e movimento oscilatório (MHS).Uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) foi aplicada para estudantes de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas do oeste do Paraná durante o primeiro semestre de 2019. Utilizou-se um pré e pós teste para avaliação do desenvolvimento do conhecimento adquirido. Os resultados dessa análise mostram que os objetivos de aprendizagem previstos foram atingidos. Esse produto educacional tem o intuito de tornar as aulas mais atrativas e diferenciadas, fazendo com que ocorra uma assimilação de conhecimentos prévios e científicos, a partir da aplicação da metodologia da Aprendizagem Significativa. A teoria e a prática juntas, facilitam e oportunizam uma compreensão facilitada dos conceitos físicos, por isso, espera-se que este produto educacional, seja uma ferramenta importante para o Ensino da Física. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1069019313710605 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sehn, Elizandra | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sehn, Elizandra | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Schaefer, Daiene de Mello | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9819460706860682 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cavalcante, Marisa Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7224775081434545 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aquisicaodadosestudomovimento.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
aquisicaodadosestudomovimento_produto.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.