Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcelino, Daniela-
dc.date.accessioned2020-03-25T20:35:47Z-
dc.date.available2020-03-25T20:35:47Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationMARCELINO, Daniela. Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799-
dc.description.abstractThis work proposes an educational product for the study of the movement of an object using a data acquisition system. The main objective is to develop an Investigative Teaching Sequence composed of a series of experimental activities for movement analysis. The experimental activities use a data acquisition system that collects position values as a function of time of an object using ultrasonic sensor and Arduino platform. The data acquisition system proved to be a versatile, accurate, low cost and easy to build learning tool. In addition, it enables the study of the objects with constant velocity, constant acceleration and oscillatory motion. An Investigative Teaching Sequence was applied to students from two classes of the 1st year of public high schools in western Paraná during the first semester of 2019. A pre and post test was used to evaluate the development of the acquired knowledge. The results of this analysis show that the learning objectives have been achieved. This educational product aims to make the classes more attractive and differentiated, leading to an assimilation of prior and scientific knowledge through the application of the Meaningful Learning methodology. Theory and practice together facilitate an easier understanding of physical concepts, so it is expected that this educational product will be an important tool for the teaching of physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas de coleta automática de dadospt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectAutomatic data collection systemspt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.titleSistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativapt_BR
dc.title.alternativeData acquisition system for the study of movement: use of investigative teaching sequencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma proposta de um produto educacional para o estudo do movimento de corpos a partir do uso de um sistema de aquisição de dados. O objetivo principal consiste em desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa composta por uma série de atividades experimentais para análise do movimento. As atividades experimentais fazem uso de um sistema de aquisição de dados que coleta valores da posição em função do tempo de um objeto utilizando sensor ultrassônico e plataforma Arduino. O sistema de aquisição de dados se mostrou uma ferramenta didática versátil, preciso, de baixo custo e de fácil construção. Além disso, possibilita o estudo do comportamento de corpos com velocidade constante (MRU), aceleração constante (MRUV) e movimento oscilatório (MHS).Uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) foi aplicada para estudantes de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas do oeste do Paraná durante o primeiro semestre de 2019. Utilizou-se um pré e pós teste para avaliação do desenvolvimento do conhecimento adquirido. Os resultados dessa análise mostram que os objetivos de aprendizagem previstos foram atingidos. Esse produto educacional tem o intuito de tornar as aulas mais atrativas e diferenciadas, fazendo com que ocorra uma assimilação de conhecimentos prévios e científicos, a partir da aplicação da metodologia da Aprendizagem Significativa. A teoria e a prática juntas, facilitam e oportunizam uma compreensão facilitada dos conceitos físicos, por isso, espera-se que este produto educacional, seja uma ferramenta importante para o Ensino da Física.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1069019313710605pt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee2Schaefer, Daiene de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819460706860682pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Marisa Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aquisicaodadosestudomovimento.pdf4,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aquisicaodadosestudomovimento_produto.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.