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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rossetto, Alda Fontoura | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T14:10:55Z | - |
dc.date.available | 2020-03-25T14:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ROSSETTO, Alda Fontoura. Uma proposta de sequência didática na abordagem de conceitos básicos no ensino de astronomia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4797 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to present an educational product, starting from the students' previous knowledge about Astronomy and the Solar System, with activities that can articulate the concepts with their significant learning. The diagnostic action of the student's prior knowledge, prior to the process of teaching concepts, is based on the theory of Meaningful Learning, proposed by David Ausubel. This previous investigation was composed of 20 questions, as a starting point, in which the answers were analyzed, thus allowing to understand the degree of knowledge brought by students from their daily lives and learning from previous grades. Thus, it is concluded that most of the investigated students had difficulties in exposing the concepts related to the theme Astronomy and Solar System. However, some answers presented, contributed to the (re) significance of the concepts addressed in the proposal of the didactic sequence of this dissertation. The results obtained in the pre-test served as a basis for organizing the activities developed in the didactic sequence, promoting meaningful learning, and assisting the student in handling the technologies available in the classroom. It is hoped that the product presented in this dissertation can contribute to a better reflection on the concepts covered in the teaching of Physics and teaching practice in the classroom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Sistema solar | pt_BR |
dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Solar system | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática na abordagem de conceitos básicos no ensino de astronomia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo apresentar um produto educacional, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos sobre Astronomia e Sistema Solar, com atividades que possam articular os conceitos com a aprendizagem significativa dos mesmos. A ação diagnóstica dos conhecimentos prévios do estudante, anterior ao processo de ensino dos conceitos, tem fundamento na teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Essa investigação prévia foi composta por 20 questões, como ponto de partida, na qual as respostas foram analisadas, permitindo assim compreender o grau de conhecimento trazido pelos alunos do seu cotidiano e aprendizagem das séries anteriores. Dessa forma conclui-se que grande parte dos alunos investigados, apresentou dificuldades em expor os conceitos relacionados ao tema Astronomia e Sistema Solar. No entanto, algumas respostas apresentadas, contribuíram para a (re) significação dos conceitos abordados na proposta da sequência didática dessa dissertação. Os resultados obtidos no pré-teste serviram como base para a organização das atividades desenvolvidas na sequência didática, promovendo a aprendizagem significativa, e auxiliando o aluno no manuseio das tecnologias disponíveis em sala de aula. Espera-se que o produto apresentado nessa dissertação possa contribuir para uma melhor reflexão sobre os conceitos abordados no ensino de Física e da prática docente em sala de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6859838225793717 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Anjos, Rita de Cássia dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6463-2272 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5775617413825711 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tonezer, Camila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5940482633620376 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bartelmebs, Roberta Chiesa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9317595909137662 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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