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dc.creatorValim, João Cesar Maciel-
dc.date.accessioned2020-03-25T12:27:13Z-
dc.date.available2020-03-25T12:27:13Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationVALIM, João Cesar Maciel. A produção de vídeos por estudantes da educação básica: uma possibilidade de abordagem metodológica no ensino de estatística. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4796-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the potentialities and limitations of the use of "video production" as a methodological alternative during the teaching of "Statistics", based on the concept of "Statistical Education". In particular, we set out to investigate how iteration occurred between students of basic education and knowledge of a statistical nature through the production of videos during math classes. With this, we developed a qualitative research, where the research context took place during the implementation (action research) of a sequence of teaching of statistical content in a first year class of integrated technical education of a Federal Institute located. in the state of Parana. During this sequence, the students were encouraged to work in groups, where each group produced a video (a total of 11 videos were produced within the class), based on a free choice theme, addressing measures of central tendency. (average, fashion and median), within the theoretical perspective of “statistical research” (MENDONÇA; LOPES, 2011). Thus, the data discussed during the work come from field diary (from the researcher-teacher), the videos produced by the groups and the semi-structured interviews with the students. In addition, we adopted as theoretical framework research produced in the area of Mathematical Education that discuss about Statistical Education, use of technologies in mathematics teaching and use of digital videos in mathematics discipline. From the interpretative analysis of the generated data, students' view regarding the production of videos in mathematics classes emerged as something innovative, motivating and relaxed, showing the potential of video as a methodological alternative and the multimodal character of videos. Humans interaction with media promoted signs of learning. Some limitations were pointed out by the students as the lack of adequate space for recording, difficulty in framing, time management. In addition, it was possible to identify some evidence of students' statistical learning, such as the concepts of average, fashion, median and the use of graphs and tables, showing that an environment with the use of new technological resources can contribute to the implementation of Statistical Education. in Basic Education, enhancing self-learning and enabling students to participate in all stages of statistical research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGravação em vídeopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectVideo recordingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleA produção de vídeos por estudantes da educação básica: uma possibilidade de abordagem metodológica no ensino de estatísticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades e limitações da utilização da “produção de vídeos” como alternativa metodológica no decorrer do ensino da “Estatística”, pautado no conceito de “Educação Estatística”. De modo especial, nos propusemos a investigar como ocorreu a iteração entre alunos da educação básica e conhecimentos de natureza estatística por intermédio da produção de vídeos no decorrer de aulas de matemática. Com isso, desenvolvemos uma investigação de cunho qualitativo, onde o contexto da pesquisa se deu no decorrer da implementação(pesquisa-ação) de uma sequência de ensino de conteúdos de natureza estatística em uma turma de primeiro ano do ensino técnico integrado de um Instituto Federal localizado no estado do Paraná. No decorrer de tal sequência, os alunos foram instigados a trabalharem em grupo, onde cada grupo produziu um vídeo (um total de 11 vídeos foi produzido no âmbito da turma) , a partir de um tema de livre escolha, abordando as medidas de tendência central (média, moda e mediana), dentro da perspectiva teórica da “investigação estatística” (MENDONÇA; LOPES, 2011). Dessa forma, os dados discutidos no decorrer do trabalho são provenientes de diário de campo (do pesquisador-professor), dos vídeos produzidos pelos grupos e das entrevistas semiestruturadas realizadas com os alunos. Ademais, adotamos como referencial teórico pesquisas produzidas na área da Educação Matemática que discutem sobre Educação Estatística, uso das tecnologias no ensino da matemática e utilização de vídeos digitais na disciplina de matemática. Da análise interpretativa dos dados gerados, emergiu a visão dos estudantes com relação a produção de vídeos nas aulas de matemática, como algo inovador, motivador e descontraído, evidenciando a potencialidade do vídeo como uma alternativa metodológica e o caráter multimodal dos vídeos, sendo que a interação dos seres humanos com mídias promoveu sinais de aprendizagem. Algumas limitações foram apontadas pelos estudantes como a falta de um espaço adequado para as gravações, dificuldade nos enquadramentos, a gestão do tempo. Além disso, foi possível identificar algunsindícios de aprendizagem estatística dos estudantes, como os conceitos de média, moda, mediana e o uso de gráficos e tabelas, evidenciando que um ambiente com o uso dos novos recursos tecnológicos pode contribuir para a implementação da Educação Estatística na Educação Básica, potencializando a autoaprendizagem e possibilitando ao estudante participar de todas as etapas da investigação estatística.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9905-9421pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670294246511666pt_BR
dc.contributor.advisor1Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708pt_BR
dc.contributor.referee1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738pt_BR
dc.contributor.referee2Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708pt_BR
dc.contributor.referee3Dantas, Sérgio Carrazedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137837974828532pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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