Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4785
Título: | O livro didático digital: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de professores de física |
Autor(es): | França, Halina dos Santos |
Orientador(es): | Leite, Álvaro Emílio |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Livros didáticos digitais Livros eletrônicos Ensino auxiliado por computador Aprendizagem Prática de ensino Professores de física Comunicação na educação Tecnologia da informação Ciência - Estudo e ensino Physics - Study and teaching Electronic textbooks Electronic books Computer-assisted instruction Learning Student teaching Physics teachers Communication in education Information technology Science - Study and teaching |
Data do documento: | 15-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FRANÇA, Halina dos Santos. O livro didático digital: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de professores de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O foco da pesquisa consiste em investigar contribuições e desafios do uso de Livro Didático Digital (LDD) de Física no processo de ensino e aprendizagem segundo a opinião dos professores de Física de escolas particulares conveniadas a um Sistema de Ensino que têm acesso ao LDD e tem como objetivo responder o seguinte problema de pesquisa: “Quais as contribuições e os desafios do uso de Livros Didáticos Digitais no processo de ensino e aprendizagem de Física segundo o olhar dos professores de Física do Ensino Médio de escolas particulares conveniadas a um Sistema de Ensino?”. A partir de revisão de literatura sobre o uso do LDD, verificou-se a importância de se entender como os professores o utilizam. Para isso, elaborou-se um questionário para professores de Física de 85 escolas conveniadas ao Sistema de Ensino, o qual foi enviado no formato de formulário on-line. Com o retorno de 38,8% dos questionários, os dados produzidos foram analisados e revelaram que, dos professores que não utilizam o LDD em sua prática pedagógica, a maioria não o usa por enfrentar problemas relacionados à infraestrutura tecnológica, à falta de metodologias que suportem uma lógica para o ensino com esse tipo de material e a um projeto pedagógico que não apresenta relação com o uso do LDD. Já para os professores que utilizam o LDD, foi possível identificar que eles acreditam que o livro digital ajuda otimizar o tempo em sala de aula, motivar os alunos e fornecer outros recursos de visualização – como simuladores e ilustrações – ou de aproximação entre professor e alunos – como os jogos. Um fato importante bastante presente nas respostas desse grupo de professores é a importância atribuída por eles à possibilidade de este material digital ser baixado em computadores, tablets e celulares. Isso foi colocado como um limitador do uso frequente do LDD em sala de aula, visto que a maioria das escolas ainda conta com redes de internet que não atendem às demandas necessárias. Baseando-se nesses resultados, produziu-se um guia contendo diretrizes e sugestões para orientar, em seus respectivos planejamentos, instituições e professores que têm a intenção de utilizar o LDD ou já o utilizam em sua prática. No futuro, este guia poderá ser transformado em um material digital. O objetivo deste guia é apresentar contribuições e desafios relacionados ao uso do LDD, tendo como base as experiências dos professores de Física e a reflexão sobre os planejamentos que precisam ser pensados para a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula. |
Abstract: | The focus of the research is to investigate contributions and challenges of the use of Physics Digital Textbook (LDD) in the teaching and learning process according to the opinion of physics teachers from private schools that have access to an LDD and have access to The objective is to answer the following research problem: “What are the contributions and challenges of the use of Digital Textbooks in the process of teaching and learning physics according to the view of high school physics teachers from private schools affiliated to a teaching system? " From a literature review on the use of LDD, it was found the importance of understanding how teachers use it. For this, a questionnaire was prepared for physics teachers from 85 schools affiliated to the Education System, which was sent in the form of an online form. With the return of 38.8% of the questionnaires, the data produced were analyzed and revealed that, of the teachers who do not use LDD in their pedagogical practice, most do not use it due to problems related to technological infrastructure, the lack of methodologies that support a logic for teaching with this type of material and a pedagogical project that has no relation to the use of LDD. For teachers using LDD, it was found that they believe the digital book helps to optimize classroom time, motivate students, and provide other visualization features - such as simulators and illustrations - or teacher-student rapprochement. - like the games. An important fact that is very present in the answers of this group of teachers is the importance attributed by them to the possibility of this digital material to be downloaded on computers, tablets and mobile phones. This has been placed as a constraint on frequent use of LDD in the classroom, as most schools still have internet networks that do not meet the required demands. Based on these results, a guide was produced containing guidelines and suggestions to guide, in their respective planning, institutions and teachers who intend to use LDD or already use it in their practice. In the future, this guide could be turned into digital material. The purpose of this guide is to present contributions and challenges related to the use of LDD, based on the experiences of physics teachers and the reflection on the plans that need to be thought for the insertion of Information and Communication Technologies in the classroom. |
Descrição: | Produto: Sugestões para potencializar o uso do Livro Didático Digital (LDD) |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4785 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Franca,_Halina_dos_Santos_2019.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Franca,_Halina_dos_Santos_2019_1.pdf | 555,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons