Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Thatiane Verni Lopes de-
dc.date.accessioned2020-03-04T19:38:54Z-
dc.date.available2020-03-04T19:38:54Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationARAUJO, Thatiane Verni Lopes de. Implementação de um makerspace em séries iniciais do ensino fundamental. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4749-
dc.descriptionAcompanha: Makerspace: ambiente de aprendizagem ativa; Manual de implementação para makerspace.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the process of implementing a Makerspace in a public school in Londrina/PR through a case study. To achieve this goal, we approached the theoretical contributions of the Maker movement, the Teaching by research and its relations with the Project learning methodology. It aims to determine the pedagogical impact of a Maker environment for Science learning in the early years of elementary school. Specifically, we conceived, implemented and monitored the development of a maker environment in the early years through Design Thinking, proposing a STEM instructional approach, testing the project environment as a pilot project in the municipal school system. It also intends to encourage the search for knowledge and skills that are contextualized by placing the student as an active subject of their own learning and allowing the teacher to pay attention to new ways of dealing respecting the particularities of each content and especially associating with the process of teaching Science. The research data were collected in the application environment of the educational product; responses of students and teachers of the school were analyzed, characterizing this study a qualitative analysis of two groups. The results of this investigation indicate that Maker principles can be applied in Science education and are noticeable in investigative activities especially when the teaching process is working in an integrated manner, cooperating for long-term memory registration and systematization explaining how doing is part of the learning process. There is also evidence that the approximation of these principles with research teaching and learning project can generate new theoretical and practical possibilities of science education allowing the student a range of opportunities to arouse the desire to learn and understand the content addressed and making them to become active part of learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMakerspacespt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleImplementação de um makerspace na perspectiva STEM em séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of a makerspace in the STEM perspective in early grades of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como finalidade investigar o processo de implementação de um Makerspace em uma escola pública do município de Londrina/PR por meio de um estudo de caso. Para atingir esse objetivo aproximamos os aportes teóricos do movimento Maker, do Ensino por investigação e suas relações com a metodologia de aprendizagem de projetos. Busca-se, com isso, determinar o impacto pedagógico de um ambiente MAKER para a aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental. De modo específico concebemos, implementamos e acompanhamos o desenvolvimento de um ambiente Maker nos anos iniciais por meio do Design Thinking, propondo uma abordagem instrucional STEM e testando o ambiente projetado em forma de projeto piloto na rede municipal de ensino. Pretende-se também incentivar a busca por conhecimentos e habilidades que são contextualizadas ao colocar o aluno como sujeito ativo da sua própria aprendizagem e fazendo com que o professor possa se atentar a novas formas de lidar, respeitando as particularidades de cada conteúdo e, principalmente, associando ao processo de ensinar Ciência. Os dados da pesquisa foram coletados no ambiente de aplicação do produto educacional, sendo analisadas respostas de alunos e docentes da escola, caracterizando-se em uma análise qualitativa de dois grupos. Os resultados desta investigação indicam que os princípios Maker podem ser aplicados na educação científica e são perceptíveis nas atividades investigativas, em especial quando se trabalha de forma integrada o processo de ensino cooperando para o registro e sistematização da memória em longo prazo, explicando como o fazer é parte do processo do aprender. Há indícios também que a aproximação desses princípios com o ensino de investigação e projeto de aprendizagem podem gerar novas possibilidades teóricas e práticas da educação científica, permitindo ao aluno um leque de oportunidades para despertar o desejo de aprender e compreender o conteúdo abordado e levando-o a se tornar parte ativa do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2207154159708241pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee2Mammana, Victor Pellegrini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233426348464268pt_BR
dc.contributor.referee3Luciano, Ana Paula Giacomassi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854425294179470pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons