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dc.creatorBasse, Silvio Augusto-
dc.date.accessioned2020-03-02T15:46:10Z-
dc.date.available2020-03-02T15:46:10Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationBASSE, Silvio Augusto. Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório: estudo de caso: pêndulopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Sequência didática sobre movimento oscilatório de pêndulos, desenvolvido neste estudo como um produto educacional busca disponibilizar conceitos e metodologias que levem o educando a um aprendizado não Normal, e proporcionar ao mesmo possibilidades de relacionar os conhecimentos já construídos com conhecimento novos, onde possa confrontar os conceitos de oscilações com o cotidiano, nos aspectos históricos, nos conceitos teóricos e nos cálculos matemáticos, através de equações que envolvam os movimentos dos pêndulos, bem como, a realização de experimentos que concretizem a teoria sobre os resultados apurados, desenvolvidos com o objetivo de concretizar o aprendizado. O ensino de Física possibilita um entendimento de vários fenômenos que envolvem o dia a dia do educando, motivam sua curiosidade por meio de demonstrações experimentais, que relacionem os conceitos físicos, que descrevem e demonstrem os fenômenos relativos a teoria e prática vivenciados no seu cotidiano. Desta forma, a utilização de metodologias diferenciadas, instrumentos de ensino/aprendizagem que contextualizem o conhecimento, são ferramentas substanciais que potencializam a criatividade cognitiva, relacionam o conhecimento já construído em uma interação com novos esquemas mentais. Para atingir o objetivo do produto educacional desenvolvido, parte-se do pressuposto que o aprendiz (educando) tenha conhecimento já construído sobre movimento, assim busca-se introduzir conceitos que o levará ao entendimento das oscilações de pêndulos, através de atividades teóricas com resolução de questões e experimentos onde os próprios alunos efetuarão a confecção de pêndulos e utilizarão os simuladores de Física disponível no PhET (Physics Education Technology) que envolvam movimentos oscilatórios.Será apresentada uma sequência de atividades relacionadas a pêndulos simples, pêndulo de Newton e pêndulo físico, suas aplicações e características dos movimentos oscilatórios. O produto abordará os conceitos de oscilações que envolvem os movimentos dos pêndulos, tendo como relevância, não somente o estudo do período e frequência, mas também o envolvimento de outros conceitos, como: tração no fio, energia cinética, energia potencial, quantidade de movimento, conservação e dissipação de energia (calor, atrito e som) além de fatores como gravidade local.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8690250713116434pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Schaefer, Daiene De Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819460706860682pt_BR
dc.contributor.referee2Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Valdir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652517922621156pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
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