Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Basse, Silvio Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T15:46:10Z | - |
dc.date.available | 2020-03-02T15:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.identifier.citation | BASSE, Silvio Augusto. Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737 | - |
dc.description | Acompanha: Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório: estudo de caso: pêndulo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Astronomy - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Sequência didática sobre movimento oscilatório de pêndulos, desenvolvido neste estudo como um produto educacional busca disponibilizar conceitos e metodologias que levem o educando a um aprendizado não Normal, e proporcionar ao mesmo possibilidades de relacionar os conhecimentos já construídos com conhecimento novos, onde possa confrontar os conceitos de oscilações com o cotidiano, nos aspectos históricos, nos conceitos teóricos e nos cálculos matemáticos, através de equações que envolvam os movimentos dos pêndulos, bem como, a realização de experimentos que concretizem a teoria sobre os resultados apurados, desenvolvidos com o objetivo de concretizar o aprendizado. O ensino de Física possibilita um entendimento de vários fenômenos que envolvem o dia a dia do educando, motivam sua curiosidade por meio de demonstrações experimentais, que relacionem os conceitos físicos, que descrevem e demonstrem os fenômenos relativos a teoria e prática vivenciados no seu cotidiano. Desta forma, a utilização de metodologias diferenciadas, instrumentos de ensino/aprendizagem que contextualizem o conhecimento, são ferramentas substanciais que potencializam a criatividade cognitiva, relacionam o conhecimento já construído em uma interação com novos esquemas mentais. Para atingir o objetivo do produto educacional desenvolvido, parte-se do pressuposto que o aprendiz (educando) tenha conhecimento já construído sobre movimento, assim busca-se introduzir conceitos que o levará ao entendimento das oscilações de pêndulos, através de atividades teóricas com resolução de questões e experimentos onde os próprios alunos efetuarão a confecção de pêndulos e utilizarão os simuladores de Física disponível no PhET (Physics Education Technology) que envolvam movimentos oscilatórios.Será apresentada uma sequência de atividades relacionadas a pêndulos simples, pêndulo de Newton e pêndulo físico, suas aplicações e características dos movimentos oscilatórios. O produto abordará os conceitos de oscilações que envolvem os movimentos dos pêndulos, tendo como relevância, não somente o estudo do período e frequência, mas também o envolvimento de outros conceitos, como: tração no fio, energia cinética, energia potencial, quantidade de movimento, conservação e dissipação de energia (calor, atrito e som) além de fatores como gravidade local. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8690250713116434 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schaefer, Daiene De Mello | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9819460706860682 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rosa, Valdir | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652517922621156 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
didaticamovimentooscilatoriopendulo.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
didaticamovimentooscilatoriopendulo_produto.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.