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dc.creatorBraga, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2020-02-17T19:11:37Z-
dc.date.available2020-02-17T19:11:37Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationBRAGA, Ana Carolina. Proposta de modelo para diagnóstico de declínio organizacional baseados em fundamentos de excelência. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4717-
dc.description.abstractThis work aimed to develop a model for the diagnosis of Organizational Decline based on the foundations of Excellence. For this, a priori it was possible to build a theoretical model derived from variables of the Organizational Decline and Fundamentals of Excellence allowing the basis for the problem and proposing its measurement through two indicators: Organizational Satisfaction Indicator and Economic-Financial Indicator. After the construction of the theoretical model, it was necessary to apply the AHP method to allocate the influence factor weights in the application of two questionnaires to the managers of 15 companies belonging to a public transport network. Thus, after compiling the results, it was possible to verify in which phase of Organizational Health the companies were according to the model: Healthy Business Phase, Initial or susceptibility Business Phase, Business Preclinical Pathological Phase, Company Clinical Phase or Phase residual disability of the company. With the results of the x and y axes, it was found that the correlation level between the Organizational Satisfaction and Economic-financial variables has a strong correlation. Thus, it was observed that the study contributes both scientifically and empirically, because besides being considered original in view of the models already published, it had a diagnosis which is possible to perform an individual strategic analysis, as well as a comparative scenario between network companies. Thus, industries, interested companies and society can enjoy satisfactory results in the development of Quality Management improvement by Excellence, as it interferes with strategies to increase economic and financial factors and organizational satisfaction of the measured area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDiagnóstico - Modelospt_BR
dc.subjectIndicadores econômicospt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectExcelênciapt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectDiagnosis - Modelspt_BR
dc.subjectEconomic indicatorspt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectExcellencept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.titleProposta de modelo para diagnóstico de declínio organizacional baseados em fundamentos de excelênciapt_BR
dc.title.alternativeProposed model for diagnosis of organizational decline based on excellence foundationspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo para diagnóstico de Declínio Organizacional baseados em fundamentos de Excelência. Para isso, a priori foi possível construir um modelo teórico provenientes de variáveis do Declínio Organizacional e Fundamentos de Excelência permitindo a base para a problemática e propondo sua mensuração através de dois indicadores: Indicador Satisfação Organizacional e Indicador Econômico-financeiro. Após a construção do modelo teórico, fez-se necessário a aplicação do método AHP, para alocar os pesos dos fatores de influência na aplicação de dois questionários aos gestores de 15 empresas pertencentes à uma rede de transporte público. Dessa forma, após a compilação dos resultados, foi possível verificar em qual fase da Saúde Organizacional as empresas se encontravam segundo o modelo: Fase Empresas Saudáveis, Fase Inicial ou de susceptibilidade empresarial, Fase patológica pré-clínica empresarial, Fase clínica da empresa ou Fase de incapacidade residual da empresa. Com os resultados dos eixos x e y, constatou que o nível de correlação entre as variáveis de Satisfação Organizacional e Econômico-financeiro possui forte correlação. Dessa forma, observou-se que o estudo, contribui tanto cientificamente como empiricamente, pois além de ser considerado original em vista dos modelos já publicados, dispôs de um diagnóstico a qual é possível realizar uma análise estratégica individual, bem como um cenário comparativo entre as empresas da rede. Dessa forma, indústrias, empresas interessadas e a sociedade podem desfrutar de resultados satisfatórios no desenvolvimento da melhoria de Qualidade em gestão por Excelência, visto que interfere em estratégias para o aumento de fatores econômico-financeiros e na satisfação organizacional da área mensurada.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399842974860766pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee1Bortolanza, Juarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4682554916795339pt_BR
dc.contributor.referee2Schneider, Ariane Hinca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638753019968577pt_BR
dc.contributor.referee3Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0401-4445pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee4Treinta, Fernanda Tavares-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5201-3848pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693639512699479pt_BR
dc.contributor.referee5Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee5IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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