Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia-
dc.date.accessioned2020-02-10T20:01:02Z-
dc.date.available2020-02-10T20:01:02Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia. A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatística. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701-
dc.descriptionAcompanha: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to verify the possibility of a collaborative work in the teaching of Statistics from an educational product (Interactive Book of Augmented Reality for the teaching of Statistics) and the degree of students satisfaction with the use of this technology. As a practical activity, it was used and made an augmented book in order to enhance the real and the virtual world through videos. This interactive book is the educational product intended to contribute to the teaching of statistics, as well as encouraging the use of mobile devices. This research was developed in a seventh grade elementary school class in the city of Londrina with 32 students. During the research the data collection instruments used were direct observations, audio and video recording, fieldwork and questionnaires. It was put to use the quantitative - qualitative methodology because it quantifies the data and makes a qualitative analysis of the application of the augmented book. The research results reveal that the augmented book and the smartphone with augmented reality have the potential to make the Math classes dynamic by exploring collaborative work, improving interaction among students, teacher and student, technology and student, teacher, technology and content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectLivros eletrônicospt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectElectronic bookspt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatisticapt_BR
dc.title.alternativeUsing the smartphone through an augmented reality application for learning statisticspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar a possibilidade de um trabalho colaborativo no ensino de estatística a partir da aplicação de um produto educacional (Livro Interativo de Realidade Aumentada para o ensino de Estatística) e o grau de satisfação dos estudantes com a utilização dessa tecnologia. Como atividade prática, utilizou-se um livro interativo aumentado, elaborado de modo a complementar o mundo real e o virtual por meio de vídeos. Esse livro interativo é o produto educacional e tem por intuito contribuir para o ensino de Estatística, além de incentivar o uso dos dispositivos móveis. A pesquisa foi aplicada em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental da cidade de Londrina, contendo 32 alunos. Durante a pesquisa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as observações diretas, gravação de áudio e vídeos, diário de campo e questionários. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, pois se quantifica os dados e faz uma análise qualitativa da aplicação do livro aumentado. Os resultados da pesquisa revelam que o livro aumentado e o celular inteligente com aplicativo de realidade aumentada tem o potencial para dinamizar as aulas de matemática podendo explorar o trabalho colaborativo, melhorando a interação entre os alunos, aluno e professor, aluno e tecnologia, aluno, professor, tecnologia e conteúdo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946545509648583pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Marcia Cristina dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6199-0309pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702637805691545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons