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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Chéirum Michaael-
dc.date.accessioned2020-02-05T20:56:30Z-
dc.date.available2020-02-05T20:56:30Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cheirum Michaael. Estudo de projeções com uma proposta de atividades para aplicação no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4689-
dc.description.abstractThe projections study is a classic subject of extreme importance for various Math´s fields. In this context, the present thesis has the main goal to evidence its importance firstly bringing a depth theoretical study about projections and some applications on the numeric analysis through the exposure of interplay methods GMRES and Conjugates Gradients that are based on projections of Krylov subspace. On the second moment with the knowledge acquired in this work it was sought to propose some activities which can be apply on the basic education. It has been elaborated interdisciplinary activities engaging the content of Analytic Geometry with the Physics and Physical Education knowledge fields. It has proposed working the projections in the vectors context in the cartesian plan and also in the rules of soccer offside under the currently context of VAR (Video Assistant Referee) technology that has been assumed for FIFA (International Federation of Association Football) in the last decade. It has been built a concrete material called octant box to accomplish the activities as a result to assist the experiments practice as well as giving encouragement to the students. Such material represents an octant of R3 and it is a source that can be utilized for all Analytic Geometry content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria projetivapt_BR
dc.subjectPlanos projetivospt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria analítica plana - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectSistemas linearespt_BR
dc.subjectGeometry, Projectivept_BR
dc.subjectProjective planspt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometry, Analythic - Plane - Problems, exercises, etcpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectLinear systemspt_BR
dc.titleEstudo de projeções com uma proposta de atividades para aplicação no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProjections study with a proposal of activities for application in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo de projeções é um assunto clássico e de extrema importância para diversas áreas da Matemática. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar essa importância trazendo inicialmente um estudo teórico aprofundado sobre projeções e algumas aplicações na análise numérica, através da exposição dos métodos iterativos GMRES e Gradientes Conjugados, baseados em projeção sobre subespaços de Krylov. Num segundo momento, procurou-se com o conhecimento adquirido propor algumas atividades que podem ser utilizadas na educação básica.Foram elaboradas atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo de Geometria Analítica com as áreas de conhecimento Física e Educação Física, onde propõe-se trabalhar as projeções no contexto de vetores no plano cartesiano e também nas regras de impedimento no futebol, sob o contexto recente da tecnologia VAR (Video Assistant Referee) que vem sendo adotada pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association) na última década. Para realização das atividades, a fim de auxiliar na prática dos experimentos e de fornecer estímulo ao estudante foi produzido um material concreto, denominado caixa octante. Tal material representa um octante do R3, e é um recurso que pode ser utilizado para todo conteúdo de Geometria Analítica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6332-828Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7381529352415559pt_BR
dc.contributor.advisor1Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178133850345111pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611pt_BR
dc.contributor.referee2Pedroso, Lucas Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0906070603571189pt_BR
dc.contributor.referee3Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178133850345111pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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