Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4688
Título: O origami e suas dobras no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos
Título(s) alternativo(s): Origami folding in teaching and learning mathematical content
Autor(es): Fleischmann, Scheila Odisi
Orientador(es): Saito, Olga Harumi
Palavras-chave: Origami - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Geometria - Estudo e ensino
Álgebra - Estudo e ensino
Axiomas
Trabalhos em papel
Atividades criativas na sala de aula
Origami - Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Geometry - Study and teaching
Algebra - Study and teaching
Axioms
Paper work
Creative activities and seat work
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FLEISCHMANN, Scheila Odisi. O origami e suas dobras no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Apresentamos neste trabalho a técnica de dobradura de papel, o origami, aplicando os axiomas de Huzita-Hatori, os teoremas de Haga e as aproximações de Fujimoto para frações do tipo 1=n. Após uma pesquisa diagnóstica com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Santa Catarina, desenvolvemos com esses estudantes oficinas introduzindo o origami com aplicações no retângulo áureo e no estudo de frações, entre outros. Os trabalhos provenientes dessas oficinas foram apresentados em uma Feira de Conhecimentos, obtendo o primeiro lugar na categoria Ensino Médio. Concluímos que as oficinas com origami permitem, sob diferentes abordagens, a apresentação e discussão de uma variedade de conteúdos que possibilitam o aprofundamento do conhecimento matemático.
Abstract: We present in this work the paper folding technique, origami, applying Huzita-Hatori axioms, Haga theorems and Fujimoto approximations for fractions of type 1=n. After a diagnostic research with elementary and high school students of a public school in the State of Santa Catarina, we developed with these students workshops introducing origami with applications in the golden rectangle and in the study of fractions, among others. The works from these workshops were presented at a Knowledge Fair, obtaining the first place in the High School category. We conclude that origami workshops allow, under different approaches, the presentation and discussion of a variety of contents that allow the deepening of mathematical knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4688
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Fleischmann, Scheila Odisi_2019.pdf13,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.