Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4688
Título: | O origami e suas dobras no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos |
Título(s) alternativo(s): | Origami folding in teaching and learning mathematical content |
Autor(es): | Fleischmann, Scheila Odisi |
Orientador(es): | Saito, Olga Harumi |
Palavras-chave: | Origami - Matemática Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Geometria - Estudo e ensino Álgebra - Estudo e ensino Axiomas Trabalhos em papel Atividades criativas na sala de aula Origami - Mathematics Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Geometry - Study and teaching Algebra - Study and teaching Axioms Paper work Creative activities and seat work |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FLEISCHMANN, Scheila Odisi. O origami e suas dobras no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho a técnica de dobradura de papel, o origami, aplicando os axiomas de Huzita-Hatori, os teoremas de Haga e as aproximações de Fujimoto para frações do tipo 1=n. Após uma pesquisa diagnóstica com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Santa Catarina, desenvolvemos com esses estudantes oficinas introduzindo o origami com aplicações no retângulo áureo e no estudo de frações, entre outros. Os trabalhos provenientes dessas oficinas foram apresentados em uma Feira de Conhecimentos, obtendo o primeiro lugar na categoria Ensino Médio. Concluímos que as oficinas com origami permitem, sob diferentes abordagens, a apresentação e discussão de uma variedade de conteúdos que possibilitam o aprofundamento do conhecimento matemático. |
Abstract: | We present in this work the paper folding technique, origami, applying Huzita-Hatori axioms, Haga theorems and Fujimoto approximations for fractions of type 1=n. After a diagnostic research with elementary and high school students of a public school in the State of Santa Catarina, we developed with these students workshops introducing origami with applications in the golden rectangle and in the study of fractions, among others. The works from these workshops were presented at a Knowledge Fair, obtaining the first place in the High School category. We conclude that origami workshops allow, under different approaches, the presentation and discussion of a variety of contents that allow the deepening of mathematical knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4688 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Fleischmann, Scheila Odisi_2019.pdf | 13,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.