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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Paula Virgínia González-
dc.date.accessioned2020-01-30T18:08:56Z-
dc.date.available2020-01-30T18:08:56Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationDUARTE, Paula Virgínia González. Avaliação do uso de podcasts na expressão oral de estudantes da língua francesa relativamente a duas variáveis fonéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4663-
dc.description.abstractIt is possible to notice, these last few decades, a progressive change in foreign languages learning process. The new information and communication technologies (NTIC) are present in the daily life of the XXI century citizen, in such a way that it shapes their habits of teaching, study and work. This essay aims to relate the use of podcasts and the development of pronuciaton in French as a second language (FSL) course. First, we prepared a guide associating each podcast to the lesson worked, increasing the audio exposure. For the selection of these materials we considered mostly the aim of this research as well as some foreign language approaches for the teaching of pronunciation, presented in Chapter 2. Afterwards, we did a taxonomic organization of the podcasts, for better contextualize this research in other studies that associate this technological tool to educational purposes. Those studies are presented in Chapter 2. In Chapter 3, we explained how we use this resource in parallel to the school’s study program where this research has been conducted, along with the description of the three groups evaluated and the reason of choosing the comparative method for result analysis. In that chapter we also presented the tests, explaining how we evaluated the phonetic variables, liaison and nasal sounds. The students were evaluated after 33, 66 and 99 hours of FSL, corresponding to the three first levels of the Tournesol method (CEBRUSA). Finally, we concluded that the results show little influence of the referred tool over the variables analyzed. We also observed other phonetic faults that we believed were worth of a remark.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua francesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLíngua francesa - Pronúnciapt_BR
dc.subjectLíngua francesa - Conversação e frasespt_BR
dc.subjectNasalidade (Fonética)pt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFrench language - Study and teaching - Foreign speakerspt_BR
dc.subjectFrench language - Pronunciationpt_BR
dc.subjectFrench language - Conversation and phrase bookspt_BR
dc.subjectNasality (Phonetics)pt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleAvaliação do uso de podcasts na expressão oral de estudantes da língua francesa relativamente a duas variáveis fonéticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) estão presentes no cotidiano das civilizações modernas, moldando novos hábitos de lazer, estudo e trabalho, e repercutindo constantemente em mudanças nas metodologias de ensino-aprendizagem. Diante do desenvolvimento dessas novas tecnologias, a presente pesquisa buscou avaliar o uso de podcasts para fins didáticos para trabalhos sobre a pronúncia do idioma francês, considerando o uso de duas variáveis fonéticas: liaison/enchaînement e a diferenciação dos sons nasais. Primeiramente, elaboramos um roteiro associando os podcasts às lições trabalhadas, aumentando dessa forma a exposição auditiva ao idioma estudado. Na seleção desses materiais de áudio ou vídeo consideramos, sobretudo, a finalidade desta pesquisa, e algumas abordagens de ensino de pronúncia em LE, apresentadas no Capítulo 2. Em seguida, fizemos a taxonomia dos podcasts para melhor contextualizar este estudo em relação a pesquisas semelhantes, que avaliam o seu papel como ferramenta didática. Essas pesquisas são comentadas no Capítulo 2. No Capítulo da Metodologia, terceiro deste trabalho, explicamos como utilizamos esse recurso em paralelo ao programa de estudo da escola de idiomas onde foi desenvolvida esta pesquisa, bem como a forma pela qual se constituíram os três grupos avaliados e o porquê de utilizarmos o método comparativo na avaliação. Ainda nesse Capítulo apresentamos as avaliações, explicando como avaliamos as variáveis fonéticas desta pesquisa. Os alunos foram avaliados após 33, 66 e 99 horas de estudo de FLE (francês como língua estrangeira), correspondendo aos três primeiros níveis básicos do método Tournesol (CEBRUSA). Finalmente, concluímos que os dados revelaram pouca influência dessa ferramenta sobre as variáveis analisadas; entretanto observamos também aparente influência do uso do podcast em relação a outros fenômenos ligados à pronúncia e, sobretudo, a uma diminuição do recurso à língua materna em sala de aula de língua estrangeira. Esses achados, embora não abordados detidamente nesta obra, são discutidos para que possam se tornar possíveis objetos de estudo para trabalhos futuros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6162009755071830pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Paula Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160402607696538pt_BR
dc.contributor.referee1Daher, Cláudia Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102218288513068pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Eglantine Jocelyne Christine Guely-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914002621766888pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Paula Ávila-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160402607696538pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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