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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4663
Título: | Avaliação do uso de podcasts na expressão oral de estudantes da língua francesa relativamente a duas variáveis fonéticas |
Autor(es): | Duarte, Paula Virgínia González |
Orientador(es): | Nunes, Paula Ávila |
Palavras-chave: | Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Língua francesa - Pronúncia Língua francesa - Conversação e frases Nasalidade (Fonética) Mídia social Tecnologia educacional Prática de ensino French language - Study and teaching - Foreign speakers French language - Pronunciation French language - Conversation and phrase books Nasality (Phonetics) Social media Educational technology Student teaching |
Data do documento: | 18-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | DUARTE, Paula Virgínia González. Avaliação do uso de podcasts na expressão oral de estudantes da língua francesa relativamente a duas variáveis fonéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) estão presentes no cotidiano das civilizações modernas, moldando novos hábitos de lazer, estudo e trabalho, e repercutindo constantemente em mudanças nas metodologias de ensino-aprendizagem. Diante do desenvolvimento dessas novas tecnologias, a presente pesquisa buscou avaliar o uso de podcasts para fins didáticos para trabalhos sobre a pronúncia do idioma francês, considerando o uso de duas variáveis fonéticas: liaison/enchaînement e a diferenciação dos sons nasais. Primeiramente, elaboramos um roteiro associando os podcasts às lições trabalhadas, aumentando dessa forma a exposição auditiva ao idioma estudado. Na seleção desses materiais de áudio ou vídeo consideramos, sobretudo, a finalidade desta pesquisa, e algumas abordagens de ensino de pronúncia em LE, apresentadas no Capítulo 2. Em seguida, fizemos a taxonomia dos podcasts para melhor contextualizar este estudo em relação a pesquisas semelhantes, que avaliam o seu papel como ferramenta didática. Essas pesquisas são comentadas no Capítulo 2. No Capítulo da Metodologia, terceiro deste trabalho, explicamos como utilizamos esse recurso em paralelo ao programa de estudo da escola de idiomas onde foi desenvolvida esta pesquisa, bem como a forma pela qual se constituíram os três grupos avaliados e o porquê de utilizarmos o método comparativo na avaliação. Ainda nesse Capítulo apresentamos as avaliações, explicando como avaliamos as variáveis fonéticas desta pesquisa. Os alunos foram avaliados após 33, 66 e 99 horas de estudo de FLE (francês como língua estrangeira), correspondendo aos três primeiros níveis básicos do método Tournesol (CEBRUSA). Finalmente, concluímos que os dados revelaram pouca influência dessa ferramenta sobre as variáveis analisadas; entretanto observamos também aparente influência do uso do podcast em relação a outros fenômenos ligados à pronúncia e, sobretudo, a uma diminuição do recurso à língua materna em sala de aula de língua estrangeira. Esses achados, embora não abordados detidamente nesta obra, são discutidos para que possam se tornar possíveis objetos de estudo para trabalhos futuros. |
Abstract: | It is possible to notice, these last few decades, a progressive change in foreign languages learning process. The new information and communication technologies (NTIC) are present in the daily life of the XXI century citizen, in such a way that it shapes their habits of teaching, study and work. This essay aims to relate the use of podcasts and the development of pronuciaton in French as a second language (FSL) course. First, we prepared a guide associating each podcast to the lesson worked, increasing the audio exposure. For the selection of these materials we considered mostly the aim of this research as well as some foreign language approaches for the teaching of pronunciation, presented in Chapter 2. Afterwards, we did a taxonomic organization of the podcasts, for better contextualize this research in other studies that associate this technological tool to educational purposes. Those studies are presented in Chapter 2. In Chapter 3, we explained how we use this resource in parallel to the school’s study program where this research has been conducted, along with the description of the three groups evaluated and the reason of choosing the comparative method for result analysis. In that chapter we also presented the tests, explaining how we evaluated the phonetic variables, liaison and nasal sounds. The students were evaluated after 33, 66 and 99 hours of FSL, corresponding to the three first levels of the Tournesol method (CEBRUSA). Finally, we concluded that the results show little influence of the referred tool over the variables analyzed. We also observed other phonetic faults that we believed were worth of a remark. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4663 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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