Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4661
Título: | Vivências interartes: encontros afetivos entre arte e literatura no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Intervention living: affective encounters between art and literature in fundamental teaching |
Autor(es): | Rodrigues, Sirlene Felisberto |
Orientador(es): | Oliveira, Marilu Martens |
Palavras-chave: | Leitura Arte e literatura Letramento Ensino fundamental Reading Art and literature Literacy Fundamental education |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | RODRIGUES, Sirlene Felisberto. Vivências interartes: encontros afetivos entre arte e literatura no ensino fundamental. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | Em que medida um ensino interartes, com enfoque nas linguagens contemporâneas das artes visuais, das artes cênicas, bem como a multimodalidade dos próprios meios de comunicação e na literatura infantojuvenil, pode contribuir para que estudantes do Ensino Fundamental se tornem aptos a compreender e se apropriar ativa e criativamente dos atuais códigos híbridos da leitura? Esse foi o questionamento principal que suscitou esta pesquisa, objetivando a compreensão das possibilidades oferecidas por um ensino que estabelecesse o multiletramento, a intertextualidade entre múltiplas linguagens artísticas e a literatura, posto que tal foco é minimamente explorado nas escolas. Para verificar as possíveis respostas à indagação, foram planejadas cinco situações pedagógicas nas quais houve a ligação interdisciplinar de linguagens artísticas – como o desenho, a poesia, o teatro, a performance, a arte conceitual, a ilustração, a expressão tridimensional e sonora, entre outras – com a leitura literária, abordando livros específicos destinados ao público infantojuvenil. Optou-se, então, pela seleção de obras de caráter híbrido, em suas linguagens, e com possibilidades para dialogar com diversas formas de expressão artística. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida alicerçada na perspectiva qualitativa, com Tozoni-Reis e recorrendo-se à bibliografia específica, analítica e aplicada, de acordo com Gil e Bardin. Ela foi sintetizada nesta dissertação, dividida em quatro capítulos, incluindo também um apêndice: o Produto Educacional, publicação digital para professores. Devido à abordagem de temas variados e complexos, buscou-se apoio teórico em autores relacionados ao campo do ensino das artes e da literatura, em especial Barbosa, Hernández, Rojo, Bakhtin, Vygotsky, Candido, Clüver, Kristeva, Koch, Samoyault, Marcuschi, Merleau-Ponty, Rossi e Fischer, que foram consultados em várias fases do estudo. Ao final, a investigação permitiu observar que o ensino interartes pode oferecer ferramentas para desenvolver o potencial criativo e a leitura de mundo dos estudantes, o que pode ser verificado com base no registro de suas produções analisadas sob a ótica dos teóricos mencionados. |
Abstract: | To what extent does interartes education, with a focus on contemporary communication, contemporary languages of the Visual Arts, the Performing Arts, as well as the multimodality of the media themselves and children's literature, contribute to become able students of Elementary School who are able to understand and appropriate actively and creatively the hybrid codes of reading today? This was the main question raised by this research, aiming to understand the possibilities offered by a teaching that established multilearning, intertextuality between multiple artistic languages and children's literature, since such a focus is minimally explored in schools. In order to verify the possible answers to the question, five pedagogical situations were planned in which there was an interdisciplinary connection of artistic languages such as drawing, poetry, theater, performance, conceptual art, illustration, three-dimensional and sonic expression others - with the literary reading approaching specific books intended for children. The selection of works of a hybrid character, in their languages, and with possibilities to dialogue with various forms of artistic expression was chosen. The research was synthesized in this dissertation, divided in four chapters, also including an appendix: the Educational Product, a digital publication for teachers. Due to the approach of varied and complex themes, theoretical support was sought in authors related to the field of teaching of the arts and literature, especially Barbosa, Hernández, Rojo, Bakhtin, Vygotsky, Candido, Clüver, Kristeva, Koch, Samoyault, Marcuschi, Merleau-Ponty, Rossi and Fischer, who were consulted at various stages of the study. Methodologically, the research was developed based on the qualitative perspective, with Tozoni-Reis and resorting to specific bibliography, analytical and applied, according to Gil and Bardin. In the end, the investigation showed that the interarting teaching can offer tools to develop students' creative potential and world reading, which can be verified based on the record of their productions, analyzed from the perspective of the mentioned theorists.Keywords: Art Teaching. Literature teaching. Interartes Dialogue. Intertextuality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4661 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Rodrigues,_Sirlene_Felisberto_2019.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Rodrigues,_Sirlene_Felisberto_2019_1.pdf | 25,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons