Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655
Título: | Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
Título(s) alternativo(s): | Field schools: a cultural appreciation proposal through literacy practices |
Autor(es): | Martins, Daiane Aparecida |
Orientador(es): | Santos, Givan José Ferreira dos |
Palavras-chave: | Educação rural Cultura Letramento Linguagem e línguas Education, Rural Culture Literacy Language and languages |
Data do documento: | 26-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais. |
Abstract: | Field education arose from social movements and the need to adopt a teaching that valued the yearnings, needs and culture of the peasant population, aspects that were not considered in the existing rural education model. Rural education for many years emphasized the formation of labor and the generation of profits from the land, besides being treated without any priority by the public power, so the proposed study aims to promote reflections on this history, as well as to value the peasant culture through literacy and multiliteracies practices, allied to the study of textual genres. The action research method used gave rise to a textual genre study material entitled “I, My Culture and the land,” which was applied in a rural school and reported as part of this research. In the final phase, regarding the results, I found that a contextualized study in Portuguese language classes was able to promote culture and cause a greater interest in the students, who felt valued for studying textual genres and themes consistent with their social practices. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.