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Título: Metalinguagem como tecnologia cognitiva em textos de divulgação científica
Título(s) alternativo(s): Metalanguage as cognitive technology in texts of scientific diffusion
Autor(es): Silva, Carlos Eduardo da
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Metalinguagem
Publicações científicas - Textos
Linguística - Estudo e ensino
Metacognição
Conscientização da linguagem
Linguagem e línguas
Metalanguage
Science publishing - Texts
Linguistics - Study and teaching
Metacognition
Language awareness
Language and languages
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Carlos Eduardo da. Metalinguagem como tecnologia cognitiva em textos de divulgação científica. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a metalinguagem como tecnologia cognitiva em textos de divulgação científica da área de linguística. O objetivo da pesquisa é mostrar como elementos de metalinguagem são mobilizados em textos de divulgação científica na área de linguística e como cumprem seu papel de tornar acessíveis a um público geral conhecimentos e concepções que, incialmente, circulam no ambiente acadêmico. Como fundamentações teóricas foram mobilizadas as concepções de linguagem como tecnologia cognitiva, elaborada por Marcelo Dascal (2002), e como atividade constitutiva, elaborada por Carlos Franchi (2011), bem como os estudos sobre cultura científica desenvolvidos por Carlos Vogt (2012). Como metodologia foram empregadas as análises quantitativa e qualitativa em um corpus composto de 47 textos. Tais análises permitem dizer que a indeterminação semântica funciona como ferramenta para a (re)definição de termos teóricos, que a gramática tradicional tem um papel fundamental em textos de divulgação científica na área de linguística, seja na definição de termos técnicos, seja como base para o estabelecimento dos temas discutidos nos textos, e que atividade epilinguística é uma ferramenta para a atividade metalinguística nos artigos analisados.
Abstract: The object of this dissertation is the metalanguage as cognitive technology in texts of scientific diffusion in the Linguistics field. The research aims to show how elements of metalanguage appear in texts of scientific diffusion in this field and their role in making accessible the knowledge and the concepts that circulate in the academic environment to a larger audience. theoretical foundations are based in the notions of “language as cognitive technology” proposed by Marcelo Dascal (2002, and “language as constitutive activity” assumed by Carlos Franchi (2011). We also take into account some considerations on scientific culture developed by Carlos Vogt (2012). The methodology applied was the quantitative and qualitative analysis in a corpus composed by 47 texts. Results allow us to say that: i) semantic indetermination works as a tool for the (re)definition of theoretical terms; ii) that traditional grammar has a fundamental role in texts of scientific diffusion in linguistics, either in the definition of technical terms or as a basis for the establishment of the themes discussed in the texts; and iii) epilinguistic activity is a tool for metalinguistic activity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4650
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