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Título: O enfoque CTSA no ensino de biotecnologia em um curso técnico em meio ambiente
Título(s) alternativo(s): The biotechnology approach through the CTSA education in the professional course of the environment
Autor(es): Scandelari, Maira Fernanda Rocha
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Biotecnologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Ensino profissional
Cidadania
Tecnologia - Aspectos sociais
Medicamentos - Aspectos ambientais
Professores de ciência
Prática de ensino
Science - Study and teaching
Biotechnology - Study and teaching
Environmental education
Professional education
Citizenship
Technology - Social aspects
Drugs - Environmental aspects
Science teachers
Student teaching
Data do documento: 9-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCANDELARI, Maira Fernanda Rocha. O enfoque CTSA no ensino de biotecnologia em um curso técnico em meio ambiente. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A Biotecnologia está constantemente presente em nosso cotidiano, por meio de inovações nas áreas da Genética, da Imunologia e na produção de fármacos voltados ao recobro da saúde e do bem-estar social. No contexto escolar, a Biotecnologia se relaciona também com as questões éticas, morais, políticas, econômicas, sociais e ambientais concernentes à aprovação dos fármacos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender a construção de argumentos que relacionem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente por estudantes no ensino de biotecnologia em um curso profissionalizante em Meio Ambiente. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo intervenção pedagógica (LÜDKE; ANDRE, 2012), a qual buscou abordar as interferências da biotecnologia e da farmacologia sobre a sociedade e o meio ambiente. A seleção dos participantes ocorreu a partir da definição de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio profissionalizante de uma instituição de educação estatual de Curitiba. Para a obtenção dos dados da pesquisa foi construída uma sequência didática de dez horas-aula, pautada em atividades como roda de conversa, seminários e debates em grupo, desenvolvida juntos aos sujeitos, no segundo semestre de 2017. Com relação aos instrumentos da pesquisa, fez-se uso de anotações de campo, gravador de áudio e voz com o intuito de capturar as interações discursivas dos alunos durante a realização da sequência didática. Para a análise dos dados as etapas envolveram, principalmente, a transcrição dos áudios gravados, os quais permitiram a construção de sete categorias distintas, entre a priori e emergentes (MORAES; GALIAZZI, 2011), a saber: 1) problematização relacionada ao uso e descarte de medicamentos no meio ambiente; 2) perspectivas de solução para os problemas apontados; 3) perspectivas de promover a construção social de princípios éticos, de justiça social e a tomada de decisão; 4) Aspectos éticos pela Necessidade de Maior Conhecimento Público Sobre a Biotecnologia e os Fármacos; 5) a construção interdisciplinar do conhecimento sobre a biotecnologia e a farmacologia; 6) programas da rede pública, gratuidade de custos associados à cura e à prevenção de doenças e por fim, 7) alternativas para o uso de medicamentos naturais. A partir da análise, pode-se concluir que a sequência didática sobre a biotecnologia relacionada à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente possibilitou aos estudantes a construção de opiniões pautadas em argumentos científicos, dotadas de senso crítico, de justiça e ética. Foi possível perceber também princípios de conscientização e responsabilidade ativa, na medida em que eles passaram a propor soluções acerca do descarte inadequado de medicamentos no meio ambiente. Houve ainda a preocupação em relação aos riscos sociais da automedicação, da dependência e da toxicidade dos fármacos. Portanto, entende-se que, ao discutir questões que relacionam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com os alunos, permite-se que o aprendizado passe a conectar sua realidade aos saberes discutidos em aulas de ciências da natureza, humanas e outras de cunho técnico. Finalizado o processo de análise dos dados, desenvolveu-se um caderno de orientações docentes (produto) composto por uma sequência de aulas sobre a biotecnologia e a farmacologia com enfoque científico, tecnológico, social e ambiental, com foco no intercâmbio de ideias e na formação crítica de alunos e professores.
Abstract: Biotechnology is seated in our daily lives, through innovations in the areas of genetics, immunology and the production of drugs aimed at health and social well-being. In the school context, biotechnology also relates to ethical, political, economic, social and social issues related to drug approval. This study aimed to build an association of scientists, technology, society and environment by students in the teaching of biotechnology in a professional course in Environment. It is a qualitative research of the type pedagogical intervention (Lüdke and Andre, 2012), a research journal in biotechnology with its scientific, technological, social and environmental relations. The selection of the participants occurred from the definition of the two classes of the third year of high school of the cited institution. Since the training date was a series of class sessions, communication activities, seminars, and group discussions, which were made in 2017, did not have a second semester. research, use of field notes, audio and voice recorder in order to capture the students' discursive interactions during an accomplishment of the didactic sequence. For the analysis of the data, the stages involved mainly: transcription of the recorded audios, which allowed the construction of seven distinct categories, a priori and emerging (Moraes and Galiazzi, 2011), among them: 1) problematization related to the use and discard of medicines in the environment; 2) perspectives of solution to the problems pointed out; 3) perspectives to promote the social construction of ethical principles, social justice and decision making; 4) ethics for the need for greater public knowledge on biotechnology and pharmacology; 5) the interdisciplinary construction of knowledge about biotechnology and pharmacology; 6) public network programs, gratuitous costs associated with curing and preventing diseases, and finally, 7) alternatives for the use of natural medicines. From the analysis, it can be concluded that the didactic sequence on biotechnology related to Science, Technology, Society and Environment made it possible for students to construct opinions based on scientific arguments, endowed with a critical sense of justice and ethics. It was also possible to perceive principles of awareness and active responsibility, as the subjects started to propose solutions about the inappropriate disposal of medicines in the environment. There was also concern about the social risks of self medication, dependence and drug toxicity. Therefore, it is understood that when discussing issues that relate Science, Technology, Society and Environment with students, it is allowed that the learning connect its reality to the knowledge discussed in classes in the areas of natural sciences, humanities and others of a kind technician. After completing the data analysis process, an educational product was developed, consisting of a series of classes on biotechnology and pharmacology with a scientific, technological, social and environmental focus, focusing on the exchange of ideas and the critical formation of students and teachers.
Descrição: Acompanha produto: Sequência didática sobre biotecnologia e farmacologia com enfoque CTSA
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4627
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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