Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Maria Sara de Lima (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-02T18:48:28Z | - |
dc.date.available | 2019-12-02T18:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Maria Sara de Lima (org.). Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. 326 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788556966452 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4583 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Fi | pt_BR |
dc.relation.uri | https://www.editorafi.org/645vygotski | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.title | Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.description.resumo | A obra de Vigotski é complexa e aberta a muitas leituras. Desde que foi descoberta no ocidente, nos anos 60, tem sido interpretada a partir de diferentes visões, que ressaltam algumas dimensões da obra e colocam outras em segundo plano. Alguns conceitos construídos por esse pesquisador foram apropriados por outras perspectivas da Psicologia e são aplicados em diferentes contextos. Exemplos são os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e de mediação, que aparecem na atualidade como orientadores de práticas nos campos da Psicologia nas organizações, nas escolas e nas comunidades. Voltar à obra do criador da Psicologia Histórico-Cultural é procurar integrar esses conceitos aos fundamentos teóricos e metodológicos apontados por ele e, assim, poder compreendê-los e avançar na prática e no conhecimento teórico que surge da reflexão sobre a prática. Este livro é parte do esforço de dialogar com pessoas interessadas nas interpretações e nos estudos atuais da teoria histórico-cultural. Esperamos que os trabalhos aqui apresentados fomentem nos leitores o desejo de conhecer melhor essa teoria, cujas ideias consideramos poder contribuir para uma melhor compreensão de muitos problemas contemporâneos. | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leituraslevvygotski.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons