Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4583
Título: Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa
Autor(es): Dias, Maria Sara de Lima (org.)
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Psicologia
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Philosophy
Education
Psychology
Data do documento: 2019
Editor: Editora Fi
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, Maria Sara de Lima (org.). Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. 326 p.
Resumo: A obra de Vigotski é complexa e aberta a muitas leituras. Desde que foi descoberta no ocidente, nos anos 60, tem sido interpretada a partir de diferentes visões, que ressaltam algumas dimensões da obra e colocam outras em segundo plano. Alguns conceitos construídos por esse pesquisador foram apropriados por outras perspectivas da Psicologia e são aplicados em diferentes contextos. Exemplos são os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e de mediação, que aparecem na atualidade como orientadores de práticas nos campos da Psicologia nas organizações, nas escolas e nas comunidades. Voltar à obra do criador da Psicologia Histórico-Cultural é procurar integrar esses conceitos aos fundamentos teóricos e metodológicos apontados por ele e, assim, poder compreendê-los e avançar na prática e no conhecimento teórico que surge da reflexão sobre a prática. Este livro é parte do esforço de dialogar com pessoas interessadas nas interpretações e nos estudos atuais da teoria histórico-cultural. Esperamos que os trabalhos aqui apresentados fomentem nos leitores o desejo de conhecer melhor essa teoria, cujas ideias consideramos poder contribuir para uma melhor compreensão de muitos problemas contemporâneos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4583
ISBN: 9788556966452
Aparece nas coleções:PCS - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituraslevvygotski.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons