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dc.creatorScremim, Cristofer Bernardi-
dc.date.accessioned2019-11-27T21:50:06Z-
dc.date.available2019-11-27T21:50:06Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.citationSCREMIM, Cristofer Bernardi. Potenciais materiais para construção civil à base de sedimentos marítimos e resíduos da produção de cal. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4577-
dc.description.abstractThe application of the concept of sustainability is a reality in the most diverse productive sectors, not being different in the civil construction industry. The implementation of recycling systems is fundamental to give competitiveness to companies. The objective of this work is to study the properties of composites from the sediment mixture from the dredged sediment (DS) from the Seaport of Paranaguá, wood ashes (WA) of Bracatinga (Mimosa scabrella) and lime production wastes (LPW). With the selected residues, fifteen compositions were developed, the contents of dredged sediment varied between 30 and 70%, the contents of ashes varied between 5 and 40% and the amount of residual lime varied between 15 and 30%. The composites were submitted to tests of mechanical resistance to uniaxial compression, water absorption, water resistance, apparent density, XRD, MEV, EDS, mapping, DTA and TG. By studying the component interactions during the curing period, it was possible to verify that the uniaxial compression strength increases with increasing binder content and with curing time. The materials exhibited values of resistance to the maximum uniaxial compression in the 3rd day of 2.39 MPa, in the 28th day of 2.44 MPa, in the 90th day 5.45 MPa, in the 180th day 8.77 MPa, with 1 year of cure 12.55 MPa, with 2 years 13.01MPa and at 7 years 13.25 MPa. The water absorption values at 28 days of cure ranged from 9.5% to 17.2%, and on the 90th day there was a decrease, obtaining values that ranged from 8.3% to 16.6%, as well as at 7 years, ranging from 6.2% to 14.2%. All these changes of test sample mechanical properties took place due to chemical interaction of the initial components in the moist alkaline outdoors condition with partial chemical destruction of DS and WA particles and with synthesis of new crystalline and amorphous minerals, mainly of carbonates. As a conclusion, DS appeared to be a very interesting constituent for partially up to 50%, WA up to 40% and LPW up to 30%.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSedimentos marinhospt_BR
dc.subjectResíduos como material de construçãopt_BR
dc.subjectDragagempt_BR
dc.subjectResíduos vegetaispt_BR
dc.subjectMateriais de construçãopt_BR
dc.subjectCalpt_BR
dc.subjectDragagem - Eliminação de resíduospt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMarine sedimentspt_BR
dc.subjectWaste products as building materialspt_BR
dc.subjectDredgingpt_BR
dc.subjectWood wastept_BR
dc.subjectBuilding materialspt_BR
dc.subjectLimept_BR
dc.subjectDredging - Waste disposalpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titlePotenciais materiais para construção civil à base de sedimentos marítimos e resíduos da produção de calpt_BR
dc.title.alternativePotential building materials based on marine sediments and lime production wastespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA aplicação prática do conceito de sustentabilidade é uma realidade nos mais diversos setores produtivos, não sendo diferente na indústria da construção. A implantação de sistemas de reciclagem é fundamental para garantir competitividade às empresas. Dentre os vários resíduos gerados na cadeia produtiva, este trabalho tem por objetivo estudar as propriedades de compósitos provenientes da mistura de sedimentos oriundos do processo de dragagem do porto de Paranaguá (SD) e do processo de produção de cal: cinzas de madeira de Bracatinga (Mimosa Scabrella) (CMB) e cal residual (CR). Com os resíduos selecionados, foram desenvolvidas quinze composições, os teores de sedimento dragado variaram entre 30 e 70%, os teores de cinzas variaram entre 5 e 40% e a quantidade da cal residual variou entre 15 e 30%. Os compósitos foram submetidos a ensaios de resistência mecânica à compressão uniaxial, absorção de água, resistência à água, densidade aparente, DRX, MEV, EDS, mapeamento químico, ATD e TG. Com o estudo das interações dos componentes durante o período de cura, foi possível verificar que a resistência à compressão uniaxial cresce com o aumento do teor de aglomerante e com tempo de cura. Os materiais desenvolvidos apresentaram valores de resistência à compressão uniaxial máxima no 3º dia de 2,39 MPa, no 28° dia de 2,44 MPa, no 90° dia de 5,45 MPa, no 180° dia 8,77 MPa, com 1 ano de cura 12,55 MPa, com 2 anos 13,01 MPa e aos 7 anos de cura 13,25 MPa. Os valores de absorção de água aos 28 dias de cura variaram entre 9,5% a 17,2%, já no 90° dia houve um decréscimo, obtendo valores que variaram no intervalo de 8,3% a 16,6%, bem como aos 7 anos, variando de 6,2% a 14,2%. Por meio dos métodos de pesquisa, foi possível observar que durante o processo de hidratação e cura das misturas, ocorreu uma destruição parcial das partículas de cinza de madeira e do sedimento dragado em meio alcalino com a síntese de novos minerais cristalinos e amorfos, principalmente carbonatos responsáveis pela formação de novas estruturas. Como conclusão, os resultados apontam que a mistura resulta em um compósito com viável utilização prática no setor da construção civil, com incorporação de até 70% de SD, 40% de CM e 30% de CR.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1932-8781pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865364408249013pt_BR
dc.contributor.advisor1Mymrine, Vsévolod-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1776-992Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9025995206260148pt_BR
dc.contributor.referee1Mymrine, Vsévolod-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1776-992Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9025995206260148pt_BR
dc.contributor.referee2Izzo, Ronaldo Luis dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6290-1520pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384136461605241pt_BR
dc.contributor.referee3Catai, Rodrigo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6595-8581pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926391556195704pt_BR
dc.contributor.referee4Ponte, Haroldo de Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6411632452302261pt_BR
dc.contributor.referee5Pawlowsky, Urivald-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266475431313057pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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