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Título: O uso das redes sociais virtuais no ensino de ciências: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem segundo o olhar dos professores
Título(s) alternativo(s): The use of virtual social networks in science teaching: possibilities for the teaching and learning process according to the teacher's perspective
Autor(es): Santos, Matheus Lincoln Borges dos
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Redes sociais on-line
Realidade virtual na educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Professores de ciência
Análise de interação na educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia da informação
Online social networks
Virtual reality in education
Learning
Student teaching
Science teachers
Interaction analysis in education
Computer-assisted instruction
Information technology
Data do documento: 16-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos. O uso das redes sociais virtuais no ensino de ciências: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem segundo o olhar dos professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Dentre os recursos possibilitados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacam-se às redes sociais na internet. As redes sociais vêm modificando nossa maneira de se relacionar, adquirir informações, adquirir produtos, pertencer a grupos e se portar enquanto sociedade. Os impactos da interação nestes ambientes também chegaram à sala de aula, uma vez que os alunos podem interagir com os colegas, os professores e os conteúdos estudados no âmbito desses espaços. Nesse contexto, buscou-se efetuar uma pesquisa com professores de Ciências, Química, Física e Biologia do ensino fundamental e médio das escolas públicas estaduais do Paraná, na qual foram investigados às percepções da utilização das TIC e das redes sociais na prática docente, bem como às concepções de ensino e aprendizagem subjacentes às práticas. Para isso, privilegiou-se a abordagem qualitativa e, por meio da análise de conteúdo, analisou-se as respostas a um questionário de 411 docentes de todo o Paraná. Os resultados apontaram que estes docentes podem ser classificados em três grandes grupos: “professores e professoras que não utilizam redes sociais”; “professoras e professores que utilizam redes sociais, mas não as utilizam com seus alunos” e “professores e professoras que utilizam redes sociais em sua prática docente”. Os relatos de utilização das redes sociais por estes professores foram relacionados com as abordagens de ensino e aprendizagem sistematizadas por Mizukami (1986), aos correspondentes modelos epistemológicos inerentes a cada uma delas (BECKER,1995) e contrastados com a teoria four in balance (Kennisnet, 2012). Os resultados mostram que os professores que utilizam redes sociais em sua prática pedagógica possuem uma abordagem de transição, na qual ainda se encontram elementos ligados à abordagem tradicional e a pedagogia diretiva, tais como a tentativa de controle do aluno e a necessidade do professor ser o centro do processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, é possível também encontrar elementos construtivistas, onde o professor é um facilitador do processo e o aluno assume um protagonismo maior em sua caminhada em direção à aprendizagem. Como produto desta dissertação, sugeriu-se um curso de extensão sobre a utilização das redes sociais no ensino de ciências para contribuir com a inserção, agora pedagógica, destes recursos que já fazem parte do dia a dia escolar.
Abstract: Among the resources made possible by information and communication technologies (ICT), social networks on the internet stand out. Social networks have been changing our way of relating, acquiring information, acquiring products, belonging to groups and behaving as a society. The impacts of interaction in these environments also reached the classroom, since students can interact with colleagues, teachers and content studied within these spaces. In this context, an extensive research was conducted with teachers of Science, Chemistry, Physics and Biology of elementary and middle schools of state public schools in Paraná, in which the perceptions of the use of ICT and social networks in teaching practice were investigated. through the reporting of these practices, to the concepts of teaching and learning of these teachers. For this, the qualitative approach was privileged and, through content analysis (BARDIN, 1977), the questionnaires of 411 teachers from all Paraná were analyzed. The results showed that these teachers can be classified into three main groups: "teachers who do not use social networks"; "Teachers and teachers who use social networks, but do not use them with their students" and "teachers who use social networks in their teaching practice." The reports on the use of social networks by these teachers were related to the teaching and learning approaches systematized by Mizukami (1986) and to the corresponding epistemological models inherent in each of them (BECKER, 1995). The results show that teachers who joined the network use a transitional approach, where there are still elements linked to the traditional approach and directive pedagogy, such as the attempt to control the student and the teacher's need to be the center of the process of teaching and learning, but it is also possible to find constructivist elements, where the teacher is a facilitator of the process and the student assumes a major role in his learning path. As a product of this dissertation, an extension course on the use of social networks in science education was suggested to contribute to the insertion, now pedagogical, of these resources that are already part of the daily school life.
Descrição: Acompanha: Proposta de curso para professores sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4571
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