Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4555
Título: | Medindo alturas inacessíveis: aplicações com o teodolito caseiro e virtual no estudo da trigonometria |
Título(s) alternativo(s): | Measuring inacessive heights: applications with the teodolito caseiro and virtual in trigonometry study |
Autor(es): | Andrade, Susana Bertozi Tavares de |
Orientador(es): | Harb, Nazira Hanna |
Palavras-chave: | Trigonometria Teodolitos Matemática Trigonometry Theodolites Mathematics |
Data do documento: | 20-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | ANDRADE, Susana Bertozi Tavares de. Medindo alturas inacessíveis: aplicações com o teodolito caseiro e virtual no estudo da trigonometria. 2017. 144 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Parará, Cornélio Procópio, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho é composto por duas partes, à primeira parte está relacionada ao estudo da história da trigonometria e aos conceitos das razões trigonométricas no triangulo retângulo, a segunda parte é composta por atividades realizadas com os alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ipaussu – SP. Através dessas atividades os alunos foram instigados a explorarem e deduzirem conceitos trigonométricos principalmente por meio de atividades práticas como a construção e utilização do teodolito caseiro e virtual para determinarem alturas inacessíveis de alguns pontos da cidade. A pesquisa revelou que a metodologia aplicada provocou o envolvimento dos alunos tornando o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, cumprindo com seu objetivo principal de estabelecer relações entre a matemática escolar e o cotidiano do aluno. |
Abstract: | This present work consists of two parts, the first part is related to the study of the history of trigonometry and the trigonometric concep of ratios in the triangle rectangle, the second part is composed of activities carried out with the students of the ninth grade of elementary school municipality of the city of Ipaussu - SP. Through these activities students were encouraged to explore and deduce trigonometric concepts mainly through practical activities such as the construction and use of the home and virtual theodolite to determine inaccessible heights of some points of the city. The research revealed that the applied methodology provoked the students 'involvement making the teaching and learning process more interactive, constructive and participative, fulfilling its main objective of establishing relationships between school mathematics and students' everyday life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4555 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_PROFMAT_M_Andrade, Susana Bertozi Tavares de_2018.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.