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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4539
Título: | Controle ativo de vibrações em rotor flexível utilizando compensação distribuída paralela |
Título(s) alternativo(s): | Active vibration control in flexible rotor using paralell distributed compensation |
Autor(es): | Corrêa, Renan Franco |
Orientador(es): | Koroishi, Edson Hideki |
Palavras-chave: | Rotores Lógica difusa Vibração Rotors Fuzzy logic Vibration |
Data do documento: | 11-Abr-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | CORRÊA, Renan Franco. Controle ativo de vibrações em rotor flexível utilizando compensação distribuída paralela. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Parará, Cornélio Procópio, 2017. |
Resumo: | No presente trabalho utiliza-se o atuador eletromagnético para o controle ativo de vibrações de um rotor flexível. Este atuador aplica forças eletromagnéticas para controlar o rotor, sem que seja necessário o contato mecânico. O atuador eletromagnético apresenta um comportamento não linear, o que não permite o emprego de técnicas de controle lineares diretamente e justifica o uso da Lógica Fuzzy. O objetivo é atenuar a vibração do sistema de rotor usando a técnica de controle da compensação distribuída paralela baseada em modelos locais Takagi-Sugeno a fim de obter um controlador global não linear. Resultados numéricos mostram a eficiência desta abordagem, dado que há redução da amplitude de vibração nos casos analisados. |
Abstract: | The current work uses the electromagnetic actuator to perform the active vibration control of a flexible rotor. This actuator uses electromagnetic forces to control the rotor without mechanical contact. The electromagnetic actuator exhibit a non-linear behavior, therefore linear control techniques cannot be directly applied, which justifies the control by Fuzzy Logic. In this work, the aim is to attenuate rotor system vibration by parallel distributed compensation based on Takagi-Sugeno local models, in order to achieve a non-linear global controller. Simulation results demonstrate the efficiency of this approach, given that there is a reduction in the vibration amplitude in the analyzed cases. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4539 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
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