Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4491
Título: A geometria euclidiana na educação básica: uma nova proposta de currículo
Título(s) alternativo(s): Mapping of the euclidean geometry trajectory in basic education
Autor(es): Marthos, Vilsiele Cristina
Orientador(es): Stiegelmeier, Elenice Weber
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Currículos
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Education - Curricula
Data do documento: 5-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MARTHOS, Vilsiele Cristina. A geometria euclidiana na educação básica: uma nova proposta de currículo. 2017. 79 fls. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Parará, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral discutir o currículo da disciplina de matemática na Educação Básica, em especial, no que se refere a geometria euclidianas. A pesquisa se iniciou com o trabalho de formação dos docentes das séries iniciais por um período de 3 (três) anos, na escola Educativa Centro Educacional em Ourinhos – SP, partindo de suas inquietações e dificuldades em entender e ensinar geometria aos estudantes de forma eficiente. Foram analisados os currículos de geometria da Educação Básica propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Sociedade Brasileira de Matemática, mapeando a distribuição dos conteúdos de geometria na Educação Básica. Aplicaram-se atividades aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, a fim de analisar as respostas obtidas e verificar as lacunas existentes dos conteúdos de geometria que permeiam estes níveis de ensino. A fim de melhorar o ensino de geometria, a partir das observações e dificuldades encontradas, apresenta-se uma nova proposta de currículo para o ensino de geometria que distribui para o aprendizado, valorizando suas construções e tornando-as significativas para o estudante.
Abstract: The present assignment is aimed at discussing the curriculum of the Basic Mathematics Education, especially in what it refers to the Euclidean geometry. The research began with the training of the teachers from the initial grades for a period of three (3) years, in the educational school Educativa Centro Educacional in Ourinhos - SP, starting from their concerns and difficulties in understanding and teaching geometry to the students in an efficient way . From these problems, were carried out analyses of the geometry of Basic Education proposed by the National Curricular Parameters and the Brazilian Society of Mathematics, with the objectives of mapping the distribution of geometry contents. Activities were applied to the students of the 6th grade of the II Elementary School and to the students of the second grade of High School, in order to analyse the answers obtained and to verify the existing gaps of the contents of geometry that permeate these levels of education. Observing and punctuating the difficulties, so as to ensure the improvement of teaching geometry is proposed a curriculum that distributes the contents in a different way, valuing its constructions and making them meaningful for the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4491
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Mathos, Vilsiele Cristina_2017.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.